Aula sobre Tragedia Grega

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A tragédia é um gênero teatral que surgiu na Grécia Antiga e que até hoje é estudado e apreciado. A tragédia apresenta personagens em situações dramáticas que os levam à sua ruína ou morte, geralmente causadas por um conflito entre o desejo humano e as leis divinas ou sociais. Por meio da Aprendizagem Entre Pares, este material tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em representar cenas ou textos dramáticos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e sua importância para a cultura da Grécia Antiga e apresente exemplos de tragédias gregas. Em seguida, explique a metodologia ativa que será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo deverá escolher um trecho de uma tragédia grega para representar. Os grupos deverão criar um template de avaliação por pares contendo os critérios “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos terão um tempo para pesquisar sobre a tragédia escolhida e preparar uma apresentação para a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar sua cena da tragédia. Em seguida, eles deverão fazer um breve comentário analítico sobre a tragédia escolhida.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Os grupos irão se avaliar utilizando o template criado na Etapa 2. Eles devem preencher cada critério de avaliação com uma nota numa escala de 1 a 5.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão se reunir para discutir as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e pontos fracos em sua apresentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de interpretação e representação de textos dramáticos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.
  • Desenvolver habilidades de avaliação.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a produção e apresentação de trabalhos em grupo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar a metodologia ativa.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na pesquisa e preparação da apresentação.
  • Estimular a criação do template de avaliação por pares.
  • Promover a discussão em grupo e a reflexão crítica sobre a avaliação recebida.
  • Oferecer feedback construtivo para os alunos.

Ações do aluno

  • Escolher uma tragédia grega para representar.
  • Pesquisar e preparar uma apresentação criativa e envolvente.
  • Criar o template de avaliação por pares e avaliar os outros grupos.
  • Participar da discussão em grupo e refletir criticamente sobre a avaliação recebida.
  • Receber feedback construtivo e utilizar para aprimorar o próprio trabalho.