Aula sobre Tragedia Grega
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A tragédia é um dos gêneros mais importantes da história do teatro. Ela surgiu na Grécia Antiga e, desde então, tem influenciado a cultura ocidental. Na tragédia grega, os personagens enfrentam conflitos internos e externos, e suas ações acabam levando a consequências trágicas. Neste material, o Design Sprint será aplicado para que os estudantes trabalhem em equipe e desenvolvam habilidades de comunicação, criatividade e colaboração.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e explique os principais elementos que compõem a tragédia grega, como os conflitos, os personagens e as consequências trágicas. Em seguida, divida os alunos em grupos.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos deverão discutir em grupo e esboçar ideias sobre como perceber elementos da tragédia grega em filmes, séries, livros ou em casos reais.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deverá apresentar suas ideias internamente, em conjunto, decidir qual delas será desenvolvida. Oriente a discussão e ajude os alunos na escolha da ideia mais adequada.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos deverão criar um roteiro, um storyboard ou uma dramatização curta da ideia escolhida. Eles deverão utilizar os elementos da tragédia grega, como os conflitos, os personagens e as consequências trágicas.Etapa 5 - Testar
Cada grupo deverá apresentar seu protótipo para a turma e receber feedbacks. Em seguida, os alunos deverão refinar suas ideias com base nos feedbacks recebidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em representar cenas ou textos dramáticos.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio do Design Sprint.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os elementos da tragédia grega em situações do cotidiano.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos elementos da tragédia grega.
- Criatividade e originalidade na aplicação do tema em situações do cotidiano.
- Coerência e clareza na apresentação do protótipo.
- Participação e colaboração em grupo.
- Habilidade em receber e aplicar feedbacks.
Ações do professor
- Apresentar a tragédia grega e explicar os principais elementos desse gênero teatral.
- Orientar a discussão e ajudar os alunos a escolher a ideia mais adequada.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio do Design Sprint.
- Dar feedbacks construtivos aos alunos.
- Avaliar os trabalhos dos alunos.
Ações do aluno
- Discutir em grupo e esboçar ideias sobre como aplicar a tragédia grega em situações do cotidiano.
- Criar um protótipo da ideia escolhida, utilizando os elementos da tragédia grega.
- Apresentar o protótipo para a turma e receber feedbacks.
- Refinar a ideia e o protótipo com base nos feedbacks recebidos.
- Participar ativamente e colaborar com o grupo.