Aula sobre Tragedia Grega

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A tragédia é um dos gêneros mais importantes da história do teatro. Ela surgiu na Grécia Antiga e, desde então, tem influenciado a cultura ocidental. Na tragédia grega, os personagens enfrentam conflitos internos e externos, e suas ações acabam levando a consequências trágicas. Neste material, o Design Sprint será aplicado para que os estudantes trabalhem em equipe e desenvolvam habilidades de comunicação, criatividade e colaboração.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e explique os principais elementos que compõem a tragédia grega, como os conflitos, os personagens e as consequências trágicas. Em seguida, divida os alunos em grupos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos deverão discutir em grupo e esboçar ideias sobre como perceber elementos da tragédia grega em filmes, séries, livros ou em casos reais.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deverá apresentar suas ideias internamente, em conjunto, decidir qual delas será desenvolvida. Oriente a discussão e ajude os alunos na escolha da ideia mais adequada.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos deverão criar um roteiro, um storyboard ou uma dramatização curta da ideia escolhida. Eles deverão utilizar os elementos da tragédia grega, como os conflitos, os personagens e as consequências trágicas.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deverá apresentar seu protótipo para a turma e receber feedbacks. Em seguida, os alunos deverão refinar suas ideias com base nos feedbacks recebidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em representar cenas ou textos dramáticos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio do Design Sprint.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os elementos da tragédia grega em situações do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos da tragédia grega.
  • Criatividade e originalidade na aplicação do tema em situações do cotidiano.
  • Coerência e clareza na apresentação do protótipo.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Habilidade em receber e aplicar feedbacks.

Ações do professor

  • Apresentar a tragédia grega e explicar os principais elementos desse gênero teatral.
  • Orientar a discussão e ajudar os alunos a escolher a ideia mais adequada.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio do Design Sprint.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo e esboçar ideias sobre como aplicar a tragédia grega em situações do cotidiano.
  • Criar um protótipo da ideia escolhida, utilizando os elementos da tragédia grega.
  • Apresentar o protótipo para a turma e receber feedbacks.
  • Refinar a ideia e o protótipo com base nos feedbacks recebidos.
  • Participar ativamente e colaborar com o grupo.