Aula sobre Tragedia Grega

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A tragédia é um gênero teatral que surgiu na Grécia Antiga e se caracteriza por apresentar histórias dramáticas que abordam temas universais, como amor, poder, morte e destino. Essas peças eram apresentadas em grandes festivais e tinham como objetivo provocar reflexão e catarse no público. Ainda hoje, a tragédia grega é estudada e encenada em todo o mundo, sendo uma importante referência para a cultura ocidental. Neste material, utilizaremos o Design Thinking para que os alunos possam se colocar no lugar dos personagens da tragédia grega e compreender melhor suas motivações e emoções. A partir do mapa de empatia, os alunos poderão criar cenas dramáticas que exploram esses aspectos, desenvolvendo sua habilidade de representação teatral.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Explique o que é a tragédia grega e os seus principais elementos. Apresente exemplos de peças famosas, como Édipo e Medeia, e discuta os temas abordados.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um personagem de uma tragédia grega. Utilizando o mapa de empatia, eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos compreendam suas motivações e emoções.

  3. Etapa 3 - Criação de cenas

    Com base no mapa de empatia, os grupos deverão criar cenas dramáticas que explorem os aspectos levantados. Eles poderão utilizar elementos como gestos, deslocamentos no espaço cênico, figurino e maquiagem para caracterizar os personagens. Oriente os alunos na criação das cenas incentivando a criatividade e a originalidade.

  4. Etapa 4 - Apresentação das cenas

    Cada grupo apresentará sua cena para a turma. Após cada apresentação, os demais alunos farão comentários e críticas construtivas, destacando os pontos positivos e apontando possíveis melhorias.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre a tragédia grega

    Ao final das apresentações, conduza uma discussão sobre a tragédia grega, abordando temas como a função social do teatro, a relação entre personagens e público e a importância da catarse. Os alunos serão incentivados a participar e a expor suas opiniões.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre a aula, destacando o que mais gostaram, o que aprenderam e o que poderia ser melhorado. O objetivo é que eles possam avaliar seu próprio desempenho e contribuir para a melhoria das próximas aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em representar cenas ou textos dramáticos.
  • Estimular a empatia e a compreensão das emoções e motivações dos personagens da tragédia grega.
  • Incentivar a criatividade e a originalidade na criação de cenas dramáticas.
  • Desenvolver a capacidade de fazer críticas construtivas e participar de discussões em grupo.
  • Promover a reflexão individual e a avaliação do próprio desempenho.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação das cenas dramáticas.
  • Utilização adequada dos elementos de caracterização dos personagens, como gestos, deslocamentos no espaço cênico, figurino e maquiagem.
  • Capacidade de interpretar as falas dos personagens de forma expressiva e adequada ao contexto da cena.
  • Habilidade de fazer críticas construtivas e participar de discussões em grupo.
  • Reflexão individual sobre a aula e o próprio desempenho.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e apresentar exemplos de peças famosas.
  • Orientar os alunos na criação das cenas dramáticas, incentivando a criatividade e a originalidade.
  • Conduzir a discussão sobre a tragédia grega e a relação entre personagens e público.
  • Estimular a participação dos alunos e a troca de ideias entre eles.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação das cenas dramáticas.
  • Utilizar adequadamente os elementos de caracterização dos personagens.
  • Interpretar as falas dos personagens de forma expressiva e adequada ao contexto da cena.
  • Fazer críticas construtivas e participar de discussões em grupo.
  • Refletir individualmente sobre a aula e o próprio desempenho.