Aula sobre Tragedia Grega

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A tragédia é um gênero literário que surgiu na Grécia Antiga, no século VI a.C., e se mantém relevante até hoje. Trata-se de peças teatrais que abordam temas universais, como amor, poder, justiça, desigualdade, entre outros. Neste material, vamos trabalhar com o Modelo de Debate Crítico, e os alunos irão discutir e analisar temas e personagens de uma tragédia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a tragédia grega e apresentando um exemplo de peça teatral. Em seguida, explique o Modelo de Debate Crítico e como ele será aplicado na aula.

  2. Etapa 2 - Escolha da tragédia

    Os alunos serão divididos em quatro grupos para trabalhar uma tragédia grega. Apresente algumas opções, como "Édipo Rei", "Medeia", "Antígona", entre outras.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre a tragédia, seus personagens, temas e contexto histórico. Você pode fornecer materiais de apoio, como textos e vídeos.

  4. Etapa 4 - Preparação

    Cada grupo deverá escolher uma categoria de modelo de júri: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Eles deverão discutir e analisar os temas e os personagens da tragédia escolhida, defendendo suas opiniões e argumentos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor apresentam seus argumentos a favor e contra Medeia, por exemplo. A banca julgadora deve avaliar cada argumento, e os observadores podem comentar enquanto tomam notas. Faça comentários e perguntas para estimular a discussão e a reflexão dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula destacando os pontos mais importantes e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em representar cenas ou textos dramáticos.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão sobre temas universais abordados na tragédia grega.
  • Promover o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em argumentar e defender suas opiniões.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e engajamento dos alunos durante as atividades.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Qualidade da apresentação e da argumentação dos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Orientar e estimular a pesquisa dos alunos.
  • Estimular a discussão e a reflexão dos alunos durante as atividades.
  • Fazer perguntas e comentários para estimular a argumentação dos alunos.
  • Fornecer feedbacks e orientações para os grupos durante a preparação e a apresentação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa de forma criteriosa e organizada.
  • Argumentar e defender suas opiniões de forma clara e consistente.
  • Trabalhar em equipe e cooperar com os colegas.