Aula sobre Transferencia De Calor
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A transferência de calor é um fenômeno presente em nosso cotidiano e está presente em diversas situações, como na cozinha, no aquecimento de residências, na produção de energia e em muitas outras. Esta aula terá como objetivo explorar esse tema de forma mais aprofundada, para que os alunos possam entender como esse processo funciona e como ele pode ser aplicado em diversas situações. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que permitirá que os alunos desenvolvam soluções a partir do conhecimento adquirido sobre a transferência de calor.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a transferência de calor. Em seguida, apresente conceitos básicos sobre o tema, como as formas de propagação do calor (condução, convecção e irradiação) e exemplos práticos de cada uma delas.Etapa 2 - Esboçar
Divida a turma em grupos e peça para que eles criem um modelo de Design Sprint com as cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada grupo deve escolher um tema específico sobre transferência de calor (por exemplo, isolamento térmico em residências) para desenvolver o projeto.Etapa 3 - Decidir
Os grupos devem decidir qual solução será desenvolvida e como ela será aplicada. Eles devem apresentar suas ideias para a turma e justificar suas escolhas com base nos conceitos aprendidos sobre transferência de calor.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos devem criar um protótipo da solução escolhida, utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Eles devem testar o protótipo e verificar se ele atende às necessidades do projeto.Etapa 5 - Testar
Os grupos devem apresentar suas soluções para a turma e testá-las em situações reais. Eles devem avaliar se a solução desenvolvida é eficiente e como ela pode ser melhorada.Etapa 6 - Síntese
Finalize a aula fazendo uma síntese do tema e destacando os principais tópicos levantados pelos alunos na construção dos protótipos, fornecendo feedbacks e incentivando-os a aplicarem soluções simples no mundo real.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
- Explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos, como garrafa térmica e coletor solar.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir soluções tecnológicas a partir do conhecimento adquirido sobre transferência de calor.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos básicos sobre transferência de calor.
- Criatividade na elaboração das soluções propostas.
- Eficiência e funcionalidade dos protótipos desenvolvidos.
- Participação e colaboração em grupo.
- Capacidade de justificar as escolhas tomadas.
Ações do professor
- Apresentar conceitos básicos sobre transferência de calor.
- Orientar os alunos na elaboração do modelo de Design Sprint.
- Auxiliar os grupos na criação dos protótipos.
- Avaliar as soluções propostas pelos grupos.
- Estimular a participação e a colaboração em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Elaborar o modelo de Design Sprint.
- Criar e testar os protótipos das soluções propostas.
- Apresentar as soluções desenvolvidas para a turma.
- Avaliar as soluções desenvolvidas pelos outros grupos.