Aula sobre Transferencia De Calor

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A transferência de calor é um fenômeno presente em nosso cotidiano, pode ser observado desde o simples ato de cozinhar até em equipamentos tecnológicos, como a garrafa térmica e o coletor solar. Nesta aula, os estudantes irão trabalhar com a metodologia ativa Design Thinking, criando um mapa de empatia para entender como a transferência de calor pode afetar as pessoas em suas vidas diárias. Através desta atividade, eles serão capazes de justificar a utilização de materiais condutores e isolantes, além de construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e o objetivo da aula, explicando como a metodologia será trabalhada. Os alunos serão divididos em grupos de quatro e receberão uma folha de papel para criar o mapa de empatia. Forneça aos alunos exemplos de situações cotidianas em que a transferência de calor é importante, como cozinhar, manter a temperatura de alimentos, entre outros.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar o mapa de empatia em seus grupos, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" relacionados à transferência de calor. Circule pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações coletadas e as conclusões que tiraram sobre a transferência de calor no cotidiano das pessoas.

  4. Etapa 4 - Explicação dos conceitos

    Explique aos alunos os conceitos de condutividade e isolamento térmico, utilizando exemplos práticos para ilustrar as diferenças entre os dois. Os alunos devem anotar as informações em seus cadernos.

  5. Etapa 5 - Criação de soluções tecnológicas

    Os grupos devem criar soluções tecnológicas para problemas relacionados à transferência de calor identificados em seus mapas de empatia. Eles podem utilizar materiais condutores e isolantes para construir seus projetos. Forneça materiais como papel alumínio, isopor, tecido, entre outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções tecnológicas

    Cada grupo deve apresentar sua solução tecnológica para a turma, explicando como ela funciona e como utiliza os conceitos de condutividade e isolamento térmico.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicá-los em suas vidas diárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana.
  • Explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar, etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e utilizar a metodologia ativa Design Thinking para resolver problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos no processo de criação do mapa de empatia.
  • Qualidade das soluções tecnológicas criadas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos de explicar os conceitos de condutividade e isolamento térmico.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e o objetivo da aula.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Circular pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.
  • Explicar os conceitos de condutividade e isolamento térmico.
  • Encerrar a aula, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicá-los em suas vidas diárias.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia em seus grupos.
  • Criar soluções tecnológicas para problemas relacionados à transferência de calor.
  • Apresentar o mapa de empatia e a solução tecnológica criada para a turma.
  • Anotar as informações sobre os conceitos de condutividade e isolamento térmico em seus cadernos.
  • Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula.