Aula sobre Transferencia De Calor

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A transferência de calor é um processo muito presente no nosso cotidiano, mesmo que não percebamos. Ela é responsável por manter a temperatura dos alimentos, aquecer a água do banho, fazer o café quentinho pela manhã e muito mais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de transferência de calor, como ela ocorre e como podemos utilizá-la a nosso favor. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo que aborde o tema e seus subtópicos.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema e seus objetivos para os alunos, explicando a importância da transferência de calor no nosso cotidiano. Em seguida,apresente a metodologia da gamificação e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida toda a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo escolherá um líder.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo irá criar um mapa de registro contendo os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Essa atividade irá estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo e explicar como ele aborda o tema da transferência de calor e seus subtópicos. Os demais alunos irão avaliar os jogos de acordo com os critérios de avaliação previamente definidos.

  5. Etapa 5 - Discussão e síntese

    Conduza uma discussão com os alunos sobre a importância da transferência de calor na vida cotidiana e como podemos utilizá-la a nosso favor. Em seguida, faça uma síntese das principais ideias discutidas em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Feedback e avaliação

    Forneça feedbacks aos alunos sobre a atividade realizada e avaliará o desempenho de cada aluno de acordo com os critérios previamente definidos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais conceitos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema da transferência de calor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e estimular a criatividade.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar o conhecimento da transferência de calor na vida cotidiana.
  • Estimular a autonomia e o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Coerência com os objetivos propostos.
  • Participação e colaboração do grupo.
  • Conhecimento e aplicação dos conceitos de transferência de calor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos.
  • Explicar a metodologia da gamificação.
  • Conduzir a discussão e síntese.
  • Fornecer feedback aos alunos.
  • Estimular a autonomia e o protagonismo dos alunos.

Ações do aluno

  • Dividir-se em grupos e escolher um líder.
  • Criar um mapa de registro contendo os campos solicitados.
  • Apresentar o jogo e explicar como ele aborda o tema da transferência de calor e seus subtópicos.
  • Avaliar os jogos dos demais grupos de acordo com os critérios previamente definidos.
  • Participar ativamente da discussão e síntese propostas pelo professor.