Aula sobre Transferencia De Calor
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A transferência de calor é um processo muito presente no nosso cotidiano, mesmo que não percebamos. Ela é responsável por manter a temperatura dos alimentos, aquecer a água do banho, fazer o café quentinho pela manhã e muito mais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os diferentes tipos de transferência de calor, como ela ocorre e como podemos utilizá-la a nosso favor. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo que aborde o tema e seus subtópicos.
Gamificação
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente o tema e seus objetivos para os alunos, explicando a importância da transferência de calor no nosso cotidiano. Em seguida,apresente a metodologia da gamificação e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida toda a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo escolherá um líder.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Cada grupo irá criar um mapa de registro contendo os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Essa atividade irá estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo e explicar como ele aborda o tema da transferência de calor e seus subtópicos. Os demais alunos irão avaliar os jogos de acordo com os critérios de avaliação previamente definidos.Etapa 5 - Discussão e síntese
Conduza uma discussão com os alunos sobre a importância da transferência de calor na vida cotidiana e como podemos utilizá-la a nosso favor. Em seguida, faça uma síntese das principais ideias discutidas em sala de aula.Etapa 6 - Feedback e avaliação
Forneça feedbacks aos alunos sobre a atividade realizada e avaliará o desempenho de cada aluno de acordo com os critérios previamente definidos.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os principais conceitos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema da transferência de calor.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e estimular a criatividade.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar o conhecimento da transferência de calor na vida cotidiana.
- Estimular a autonomia e o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do jogo.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Coerência com os objetivos propostos.
- Participação e colaboração do grupo.
- Conhecimento e aplicação dos conceitos de transferência de calor.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus objetivos.
- Explicar a metodologia da gamificação.
- Conduzir a discussão e síntese.
- Fornecer feedback aos alunos.
- Estimular a autonomia e o protagonismo dos alunos.
Ações do aluno
- Dividir-se em grupos e escolher um líder.
- Criar um mapa de registro contendo os campos solicitados.
- Apresentar o jogo e explicar como ele aborda o tema da transferência de calor e seus subtópicos.
- Avaliar os jogos dos demais grupos de acordo com os critérios previamente definidos.
- Participar ativamente da discussão e síntese propostas pelo professor.