Aula sobre Transferencia De Calor

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A transferência de calor é um tema muito importante para a compreensão de fenômenos que ocorrem em nosso cotidiano, como o cozimento dos alimentos, o funcionamento de um motor, o aquecimento de uma casa, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar, etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Explorando o conhecimento prévio dos alunos sobre transferência de calor.

    No início da aula, utilize exemplos práticos, como o cozimento dos alimentos ou o aquecimento de uma casa, para iniciar a discussão.

  2. Etapa 2 - Introduzindo o Modelo de Debate Crítico (MDC) e os grupos.

    Explique aos alunos como funciona o MDC, quais são seus objetivos práticos e pedagógicos e em seguida como serão formados os grupos.

  3. Etapa 3 - Definindo o tema e os subtópicos.

    Apresente o tema "Transferência de calor" e defina os subtópicos que serão debatidos pelos grupos. Exemplos de subtópicos: "Condutores térmicos", "Isolantes térmicos", "Princípio de funcionamento de uma garrafa térmica", entre outros.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e preparação dos grupos.

    Cada grupo deve pesquisar sobre o subtópico que lhe foi designado e preparar seus argumentos. Forneça aos alunos materiais didáticos para auxiliar na pesquisa.

  5. Etapa 5 - Debate.

    Os grupos devem apresentar seus argumentos e debater entre si. A banca julgadora deve avaliar os argumentos e escolher o grupo vencedor.

  6. Etapa 6 - Apresentação de soluções tecnológicas.

    Apresente exemplos de soluções tecnológicas que utilizam os conhecimentos sobre transferência de calor, como um coletor solar ou uma garrafa térmica. Os alunos devem discutir em grupo como essas soluções funcionam e como podem ser melhoradas.

  7. Etapa 7 - Reflexão e avaliação.

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam durante a aula e avaliar sua participação no debate. Utilize essa reflexão para avaliar o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana;
  • Explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar, etc.);
  • Construir soluções tecnológicas a partir do conhecimento sobre transferência de calor.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate;
  • Qualidade dos argumentos apresentados;
  • Coerência e clareza na exposição dos argumentos;
  • Participação na discussão sobre soluções tecnológicas.

Ações do professor

  • Explorar o conhecimento prévio dos alunos;
  • Apresentar e explicar o Modelo de Debate Crítico (MDC);
  • Definir o tema e os subtópicos;
  • Fornecer materiais didáticos para auxiliar na pesquisa;
  • Apresentar exemplos de soluções tecnológicas.

Ações do aluno

  • Participar do debate;
  • Pesquisar e preparar argumentos;
  • Discutir em grupo sobre soluções tecnológicas;
  • Refletir sobre o que aprendeu na aula.