Aula sobre Transferencia De Calor
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A transferência de calor é um tema importante para entendermos como a energia é transferida entre diferentes corpos. Esse conceito é fundamental para explicar o funcionamento de diversos equipamentos que utilizamos no nosso dia a dia, como a garrafa térmica e o aquecedor solar. Além disso, é importante compreender como os materiais podem ser classificados como condutores ou isolantes térmicos, para podermos escolher os melhores materiais para cada aplicação. Nesta aula, será utilizada a metodologia de rotação por estações para que os alunos possam criar soluções tecnológicas a partir do conhecimento adquirido sobre transferência de calor.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Faça a introdução sobre o tema da transferência de calor, explicando os conceitos básicos e apresentando exemplos práticos do cotidiano dos alunos.Etapa 2 - Estação 1
Os alunos irão trabalhar em grupos na primeira estação, que será focada em materiais condutores e isolantes térmicos. Eles irão explorar diferentes materiais e descobrir quais são os melhores condutores e isolantes térmicos.Etapa 3 - Estação 2
Na segunda estação, os alunos irão trabalhar com a garrafa térmica. Eles irão entender como funciona esse equipamento e como podemos utilizá-lo para manter a temperatura de líquidos por mais tempo.Etapa 4 - Estação 3
Na terceira estação, os alunos irão trabalhar com o aquecedor solar. Eles irão entender como funciona esse equipamento e como podemos utilizá-lo para aquecer a água.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o que aprenderam em cada estação e como podem utilizar esse conhecimento para criar soluções tecnológicas.Etapa 6 - Apresentação das soluções
Cada grupo irá apresentar a solução que criou, explicando como utilizou o conhecimento adquirido sobre transferência de calor para desenvolver a solução.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula resumindo os principais conceitos abordados e incentive os alunos a aplicar esse conhecimento em situações do cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor na vida cotidiana.
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades realizadas em cada estação.
- Criação de uma solução tecnológica que utilize o conhecimento adquirido sobre transferência de calor.
- Apresentação clara e objetiva da solução criada.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos em cada estação, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação de todos.
- Estimular a discussão em grupo e a apresentação das soluções criadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades realizadas em cada estação.
- Trabalhar em grupo e discutir ideias com os colegas.
- Criar uma solução tecnológica que utilize o conhecimento adquirido sobre transferência de calor.