Aula sobre Transferencia De Calor

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A transferência de calor é um tema importante para entendermos como a energia é transferida entre diferentes corpos. Esse conceito é fundamental para explicar o funcionamento de diversos equipamentos que utilizamos no nosso dia a dia, como a garrafa térmica e o aquecedor solar. Além disso, é importante compreender como os materiais podem ser classificados como condutores ou isolantes térmicos, para podermos escolher os melhores materiais para cada aplicação. Nesta aula, será utilizada a metodologia de rotação por estações para que os alunos possam criar soluções tecnológicas a partir do conhecimento adquirido sobre transferência de calor.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução sobre o tema da transferência de calor, explicando os conceitos básicos e apresentando exemplos práticos do cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Os alunos irão trabalhar em grupos na primeira estação, que será focada em materiais condutores e isolantes térmicos. Eles irão explorar diferentes materiais e descobrir quais são os melhores condutores e isolantes térmicos.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Na segunda estação, os alunos irão trabalhar com a garrafa térmica. Eles irão entender como funciona esse equipamento e como podemos utilizá-lo para manter a temperatura de líquidos por mais tempo.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Na terceira estação, os alunos irão trabalhar com o aquecedor solar. Eles irão entender como funciona esse equipamento e como podemos utilizá-lo para aquecer a água.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o que aprenderam em cada estação e como podem utilizar esse conhecimento para criar soluções tecnológicas.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar a solução que criou, explicando como utilizou o conhecimento adquirido sobre transferência de calor para desenvolver a solução.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula resumindo os principais conceitos abordados e incentive os alunos a aplicar esse conhecimento em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor na vida cotidiana.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades realizadas em cada estação.
  • Criação de uma solução tecnológica que utilize o conhecimento adquirido sobre transferência de calor.
  • Apresentação clara e objetiva da solução criada.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos em cada estação, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação de todos.
  • Estimular a discussão em grupo e a apresentação das soluções criadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades realizadas em cada estação.
  • Trabalhar em grupo e discutir ideias com os colegas.
  • Criar uma solução tecnológica que utilize o conhecimento adquirido sobre transferência de calor.