Aula sobre Transferencia De Calor

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A transferência de calor é um tema de grande importância para a vida cotidiana dos estudantes, uma vez que está presente em diversos objetos e situações do dia a dia. Por exemplo, o uso de isolantes térmicos em garrafas térmicas ou em casas é uma forma de evitar a perda de calor. Já o uso de condutores térmicos em panelas ajuda a aquecer a comida mais rapidamente. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual eles criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que ta?l", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação da atividade.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Transferência de calor", explica a importância do assunto e como ele está presente no cotidiano dos estudantes. Apresente aos alunos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explica como ela será utilizada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos deverão assistir a um vídeo previamente selecionado pelo professor sobre transferência de calor e responder a algumas questões em um formulário online. Disponibilize o material com antecedência.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as respostas do estudo prévio, utilizando o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para registrar as ideias mais importantes.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas ideias para a turma, utilizando o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Apresente exemplos práticos de materiais condutores e isolantes e pedir para os alunos identificarem em qual categoria cada material se encaixa. Em seguida, os alunos irão construir um experimento para testar a capacidade de diferentes materiais em conduzir ou isolar o calor.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir os resultados do experimento em grupo, utilizando novamente o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para registrar as ideias mais importantes.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese das ideias discutidas em sala de aula e reforce a importância do conhecimento sobre transferência de calor para a vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
  • Explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar, etc.) a partir do conhecimento sobre transferência de calor.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de experimentação dos alunos na construção de soluções tecnológicas a partir do conhecimento sobre transferência de calor.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates em grupo.
  • Compreensão dos conceitos e ideias discutidas em sala de aula.
  • Habilidade em identificar materiais condutores e isolantes.
  • Capacidade de realizar experimentos e interpretar resultados.
  • Utilização adequada do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Selecionar previamente o material de estudo prévio.
  • Disponibilizar o material com antecedência.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nos debates em grupo.
  • Orientar os alunos na construção dos experimentos.
  • Fazer uma síntese das ideias discutidas em sala de aula na conclusão da aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo de estudo prévio.
  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Construir o experimento e interpretar os resultados.
  • Utilizar adequadamente o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Contribuir para a síntese das ideias discutidas em sala de aula.