Aula sobre Transferencia De Calor
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A transferência de calor é um tema de grande importância para a vida cotidiana dos estudantes, uma vez que está presente em diversos objetos e situações do dia a dia. Por exemplo, o uso de isolantes térmicos em garrafas térmicas ou em casas é uma forma de evitar a perda de calor. Já o uso de condutores térmicos em panelas ajuda a aquecer a comida mais rapidamente. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual eles criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que ta?l", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação da atividade.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Transferência de calor", explica a importância do assunto e como ele está presente no cotidiano dos estudantes. Apresente aos alunos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explica como ela será utilizada nesta aula.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos deverão assistir a um vídeo previamente selecionado pelo professor sobre transferência de calor e responder a algumas questões em um formulário online. Disponibilize o material com antecedência.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as respostas do estudo prévio, utilizando o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para registrar as ideias mais importantes.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar suas ideias para a turma, utilizando o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 5 - Atividade prática
Apresente exemplos práticos de materiais condutores e isolantes e pedir para os alunos identificarem em qual categoria cada material se encaixa. Em seguida, os alunos irão construir um experimento para testar a capacidade de diferentes materiais em conduzir ou isolar o calor.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir os resultados do experimento em grupo, utilizando novamente o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para registrar as ideias mais importantes.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese das ideias discutidas em sala de aula e reforce a importância do conhecimento sobre transferência de calor para a vida cotidiana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
- Explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar, etc.) a partir do conhecimento sobre transferência de calor.
- Estimular a criatividade e a capacidade de experimentação dos alunos na construção de soluções tecnológicas a partir do conhecimento sobre transferência de calor.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nos debates em grupo.
- Compreensão dos conceitos e ideias discutidas em sala de aula.
- Habilidade em identificar materiais condutores e isolantes.
- Capacidade de realizar experimentos e interpretar resultados.
- Utilização adequada do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Selecionar previamente o material de estudo prévio.
- Disponibilizar o material com antecedência.
- Estimular a participação ativa dos alunos nos debates em grupo.
- Orientar os alunos na construção dos experimentos.
- Fazer uma síntese das ideias discutidas em sala de aula na conclusão da aula.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo de estudo prévio.
- Participar ativamente dos debates em grupo.
- Construir o experimento e interpretar os resultados.
- Utilizar adequadamente o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Contribuir para a síntese das ideias discutidas em sala de aula.