Aula sobre Transformacao De Energia
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A transformação de energia é um tema muito importante para entendermos como as coisas funcionam ao nosso redor. Ela ocorre o tempo todo, em todos os lugares, e é responsável por muitas das coisas que fazemos no nosso dia a dia. Por exemplo, quando ligamos um chuveiro elétrico, a energia elétrica é transformada em energia térmica, que aquece a água. Quando ligamos uma lâmpada, a energia elétrica é transformada em energia luminosa, que ilumina o ambiente. Nesta aula, será estudado como são classificados os equipamentos elétricos residenciais conforme o tipo de transformação de energia que eles realizam.
Aprendizagem Baseada em Projetos
Etapa 1 - Introdução
Comece a aula explicando o que é transformação de energia e apresentando alguns exemplos. Em seguida, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e explique que eles vão trabalhar em um projeto para criar um modelo de avaliação por pares.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar equipamentos elétricos residenciais e identificar o tipo de transformação de energia que eles realizam. Forneça alguns equipamentos como exemplos ou permitir que os alunos escolham livremente.Etapa 3 - Modelo de avaliação
Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu modelo de avaliação e explicar como eles avaliaram os equipamentos elétricos identificados na pesquisa. Incentive a discussão e o debate entre os grupos.Etapa 5 - Aplicação prática
Entregue uma lista de equipamentos elétricos residenciais para cada grupo e pede que eles classifiquem conforme o tipo de transformação de energia que realizam. Os alunos devem utilizar o modelo de avaliação criado na etapa anterior para avaliar o trabalho dos outros grupos.Etapa 6 - Conclusão
Finalize a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido e avaliando a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de classificar equipamentos elétricos residenciais conforme o tipo de transformação de energia que realizam.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de avaliar o trabalho dos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Explicar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Dividir a turma em grupos e explicar o projeto.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Incentivar a discussão e o debate entre os grupos.
- Avaliar a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar equipamentos elétricos residenciais.
- Criar um modelo de avaliação por pares.
- Apresentar o modelo de avaliação e discutir os resultados.
- Classificar equipamentos elétricos residenciais conforme o tipo de transformação de energia que realizam.
- Avaliar o trabalho dos colegas.