Aula sobre Transformacao De Energia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A transformação de energia é um tema muito importante para entendermos como as coisas funcionam ao nosso redor. Ela ocorre o tempo todo, em todos os lugares, e é responsável por muitas das coisas que fazemos no nosso dia a dia. Por exemplo, quando ligamos um chuveiro elétrico, a energia elétrica é transformada em energia térmica, que aquece a água. Quando ligamos uma lâmpada, a energia elétrica é transformada em energia luminosa, que ilumina o ambiente. Nesta aula, será estudado como são classificados os equipamentos elétricos residenciais conforme o tipo de transformação de energia que eles realizam.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando o que é transformação de energia e apresentando alguns exemplos. Em seguida, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e explique que eles vão trabalhar em um projeto para criar um modelo de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar equipamentos elétricos residenciais e identificar o tipo de transformação de energia que eles realizam. Forneça alguns equipamentos como exemplos ou permitir que os alunos escolham livremente.

  3. Etapa 3 - Modelo de avaliação

    Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de avaliação e explicar como eles avaliaram os equipamentos elétricos identificados na pesquisa. Incentive a discussão e o debate entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Entregue uma lista de equipamentos elétricos residenciais para cada grupo e pede que eles classifiquem conforme o tipo de transformação de energia que realizam. Os alunos devem utilizar o modelo de avaliação criado na etapa anterior para avaliar o trabalho dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Finalize a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido e avaliando a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar equipamentos elétricos residenciais conforme o tipo de transformação de energia que realizam.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliar o trabalho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Dividir a turma em grupos e explicar o projeto.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a discussão e o debate entre os grupos.
  • Avaliar a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar equipamentos elétricos residenciais.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar o modelo de avaliação e discutir os resultados.
  • Classificar equipamentos elétricos residenciais conforme o tipo de transformação de energia que realizam.
  • Avaliar o trabalho dos colegas.