Aula sobre Transformacao De Energia

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A energia está presente em todas as coisas que nos rodeiam e é fundamental para o funcionamento de diversos equipamentos e sistemas. Nesta aula, vamos explorar a transformação de energia, que ocorre quando uma forma de energia é convertida em outra. Isso é muito comum em nosso cotidiano, como por exemplo, quando usamos um chuveiro elétrico para transformar a energia elétrica em energia térmica. Ao compreender como a energia é transformada, podemos entender melhor o funcionamento dos equipamentos e sistemas e tomar decisões mais conscientes sobre o uso da energia. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, que incentiva a colaboração e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Intencionalidade Pedagógica

- Desenvolver a habilidade de classificar equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia.

- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

- Fomentar a colaboração entre os alunos.

- Estimular a reflexão crítica sobre o uso da energia em nosso cotidiano.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma pergunta para os alunos, como "O que é energia?", “Qual a diferença entre energia e matéria?” ou "Como a energia é transformada em nosso cotidiano?". Em seguida, pode apresentar uma breve explicação sobre o tema e a metodologia que será utilizada.

  2. Etapa 2 - Apresentação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em duplas e receberão uma folha de papel ou um quadro branco para criar um mapa conceitual sobre o tema "Transformação de energia". Cada mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Exemplos de ideias centrais: "Tipos de transformação de energia", importância da transformação de energia para a indústria, transformação de energia e revolução industrial ou "Equipamentos elétricos residenciais". Os alunos devem ter liberdade para escolher as sub-ideias e organizá-las da forma que acharem mais adequada.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após a criação dos mapas conceituais, os alunos devem se reunir em grupos maiores para discutir as ideias apresentadas e identificar semelhanças e diferenças entre elas. Oriente a discussão, incentivando os alunos a justificar suas escolhas e a compartilhar exemplos práticos sobre a transformação de energia.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos práticos sobre a transformação de energia, como um gerador de energia elétrica ou uma usina hidrelétrica. Os alunos podem discutir em grupo como esses exemplos se relacionam com as ideias apresentadas nos mapas conceituais.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos devem aplicar o conhecimento adquirido na construção de um quadro que classifica equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia. Forneça uma lista de equipamentos para ajudar os alunos a começar.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos quadros

    Cada grupo deve apresentar seu quadro para a turma e explicar como os equipamentos foram classificados de acordo com a transformação de energia. Incentive a participação da turma, fazendo perguntas e pedindo exemplos adicionais.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula com uma reflexão sobre o aprendizado dos alunos e como eles podem aplicar esse conhecimento em seu cotidiano. Os alunos também podem ser incentivados a fazer perguntas e a compartilhar exemplos adicionais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Fomentar a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o uso da energia em nosso cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos de criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Precisão na classificação dos equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos quadros.
  • Participação dos alunos na reflexão final.

Ações do professor

  • Orientar a criação dos mapas conceituais.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fornecer exemplos práticos sobre a transformação de energia.
  • Orientar a aplicação prática da classificação dos equipamentos elétricos residenciais.
  • Incentivar a participação da turma nas apresentações e na reflexão final.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Classificar os equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia.
  • Apresentar o quadro para a turma e explicar a classificação dos equipamentos.
  • Refletir sobre o aprendizado e como aplicá-lo em seu cotidiano.