Aula sobre Transformacao De Energia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A transformação de energia é um tema muito presente em nosso cotidiano, pois está relacionado com equipamentos elétricos que utilizamos diariamente em nossas casas, escolas e trabalho. Os alunos podem ter contato com diferentes tipos de transformação de energia, desde o aquecimento da água do chuveiro até o funcionamento de um carro. Nesta aula, a metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que permitirá que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação e sejam capazes de classificar equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia.

Intencionalidade Pedagógica

1\. Desenvolver habilidades de argumentação;

2\. Identificar o tipo de transformação de energia dos equipamentos elétricos residenciais;

3\. Selecionar os principais pontos para avaliar algo.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos sobre os equipamentos elétricos que eles utilizam em casa e como eles funcionam. Em seguida, deve apresentar o objetivo da aula e o Modelo de Debate Crítico (MDC).

  2. Etapa 2 - Debate sobre transformação de energia

    Divida a turma em grupos e fornecer uma lista de equipamentos elétricos residenciais. Cada grupo deve escolher um equipamento e debater sobre qual tipo de transformação de energia ele realiza. Oriente os alunos a utilizarem argumentos e exemplos práticos para justificar suas opiniões.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para auxiliar na classificação da explicação sobre a transformação de energia equipamentos elétricos residenciais.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Forneça equipamentos elétricos residenciais para os grupos e eles devem classificá-los de acordo com o tipo de transformação de energia utilizando o template de avaliação criado.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seus equipamentos e a conversão de energia feita por eles para a turma e justificar suas escolhas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates de avaliação

    Grupos apresentam seus templates de avaliação com sugestões e conceitos acerca das apresentações dos demais.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma revisão dos conceitos aprendidos e debatendo com os alunos sobre a importância da classificação dos equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação;
  • Identificar o tipo de transformação de energia dos equipamentos elétricos residenciais;
  • Selecionar os principais pontos para avaliar algo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de argumentação;
  • Identificação correta do tipo de transformação de energia;
  • Criação do template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e o objetivo da aula;
  • Orientar os alunos durante o debate;
  • Fornecer equipamentos elétricos residenciais para a atividade prática.

Ações do aluno

  • Participar do debate e apresentar argumentos;
  • Criar o template de avaliação por rúbrica;
  • Classificar os equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia.