Aula sobre Transformacao De Energia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A transformação de energia é um tema importante para entendermos como a energia é transferida e utilizada em diversas situações do nosso cotidiano. Na nossa casa, por exemplo, utilizamos diversos equipamentos elétricos que transformam a energia elétrica em outras formas de energia, como térmica, luminosa, sonora e mecânica. Nesta aula, vamos aprender a classificar esses equipamentos elétricos de acordo com o tipo de transformação de energia que eles realizam. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criam atividades relacionadas ao tema e compartilham seus conhecimentos com os colegas.

Intencionalidade Pedagógica

1\. Desenvolver a habilidade de classificar equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia que eles realizam.

2\. Compreender como ocorrem as transformações de energia

3\. Promover a socialização e a discussão entre os alunos sobre o tema.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explicar a importância da classificação dos equipamentos elétricos de acordo com o tipo de transformação de energia que eles realizam.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em estações

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  3. Etapa 3 - Atividade na estação 1

    Na estação 1, os alunos deverão identificar os equipamentos elétricos que realizam transformação de energia térmica, em qual energia a elétrica é convertida e explicar como ocorre essa transformação. Disponibilize materiais como ferro de passar roupa, chuveiro elétrico, panela elétrica, entre outros.

  4. Etapa 4 - Atividade na estação 2

    Na estação 2, os alunos deverão identificar os equipamentos elétricos que realizam transformação de energia luminosa e explicar como ocorre essa transformação. Disponibilize materiais como lâmpadas, televisão, entre outros.

  5. Etapa 5 - Atividade na estação 3

    Na estação 3, os alunos deverão identificar os equipamentos elétricos que realizam transformação de energia mecânica e explicar como ocorre essa transformação. Disponibilize materiais como liquidificador, ventilador, entre outros.

  6. Etapa 6 - Socialização e discussão

    Ao final das atividades em cada estação, os alunos deverão socializar com a turma o que foi aprendido e discutir a classificação dos equipamentos elétricos de acordo com o tipo de transformação de energia que eles realizam.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e a compreensão do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia que eles realizam.
  • Compreender como ocorrem as transformações de energia
  • Promover a socialização e a discussão entre os alunos sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema e da classificação dos equipamentos elétricos de acordo com o tipo de transformação de energia que eles realizam.
  • Capacidade de explicar como ocorre a transformação de energia em cada equipamento elétrico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Dividir a turma em estações e orientar as atividades em cada uma delas.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades e promover a discussão e a socialização.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar atividades relacionadas ao tema nas estações designadas.
  • Socializar com a turma o que foi aprendido e discutir a classificação dos equipamentos elétricos de acordo com o tipo de transformação de energia que eles realizam.