Aula sobre Transformacao De Energia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A transformação de energia é um tema importante para entendermos como a energia é transferida e utilizada em diversas situações do nosso cotidiano. Na nossa casa, por exemplo, utilizamos diversos equipamentos elétricos que transformam a energia elétrica em outras formas de energia, como térmica, luminosa, sonora e mecânica. Nesta aula, vamos aprender a classificar esses equipamentos elétricos de acordo com o tipo de transformação de energia que eles realizam. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criam atividades relacionadas ao tema e compartilham seus conhecimentos com os colegas.
Intencionalidade Pedagógica
1\. Desenvolver a habilidade de classificar equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia que eles realizam.
2\. Compreender como ocorrem as transformações de energia
3\. Promover a socialização e a discussão entre os alunos sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explicar a importância da classificação dos equipamentos elétricos de acordo com o tipo de transformação de energia que eles realizam.Etapa 2 - Divisão da turma em estações
Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Etapa 3 - Atividade na estação 1
Na estação 1, os alunos deverão identificar os equipamentos elétricos que realizam transformação de energia térmica, em qual energia a elétrica é convertida e explicar como ocorre essa transformação. Disponibilize materiais como ferro de passar roupa, chuveiro elétrico, panela elétrica, entre outros.Etapa 4 - Atividade na estação 2
Na estação 2, os alunos deverão identificar os equipamentos elétricos que realizam transformação de energia luminosa e explicar como ocorre essa transformação. Disponibilize materiais como lâmpadas, televisão, entre outros.Etapa 5 - Atividade na estação 3
Na estação 3, os alunos deverão identificar os equipamentos elétricos que realizam transformação de energia mecânica e explicar como ocorre essa transformação. Disponibilize materiais como liquidificador, ventilador, entre outros.Etapa 6 - Socialização e discussão
Ao final das atividades em cada estação, os alunos deverão socializar com a turma o que foi aprendido e discutir a classificação dos equipamentos elétricos de acordo com o tipo de transformação de energia que eles realizam.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos nas atividades e a compreensão do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de classificar equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia que eles realizam.
- Compreender como ocorrem as transformações de energia
- Promover a socialização e a discussão entre os alunos sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão do tema e da classificação dos equipamentos elétricos de acordo com o tipo de transformação de energia que eles realizam.
- Capacidade de explicar como ocorre a transformação de energia em cada equipamento elétrico.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Dividir a turma em estações e orientar as atividades em cada uma delas.
- Estimular a participação dos alunos nas atividades e promover a discussão e a socialização.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar atividades relacionadas ao tema nas estações designadas.
- Socializar com a turma o que foi aprendido e discutir a classificação dos equipamentos elétricos de acordo com o tipo de transformação de energia que eles realizam.