Aula sobre Transformacao De Fracao Em Decimal

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A transformação de fração em decimal é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam melhor as relações entre as frações e os números decimais. Além disso, essa habilidade é fundamental para a resolução de problemas cotidianos, como calcular porcentagens e juros. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo, no qual irão registrar as etapas de resolução de problemas relacionados à transformação de fração em decimal. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para auxiliar os estudantes na compreensão do tema.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da transformação de fração em decimal. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para auxiliar os estudantes na compreensão do tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para trabalhar na criação do diário de bordo. Traga exemplos de tipos de diários para essa construção.

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo irá receber um problema relacionado à transformação de fração em decimal. Eles deverão discutir e registrar no diário de bordo as estratégias utilizadas para resolver o problema.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão criar alternativas para resolver o problema apresentado. Eles deverão registrar no diário de bordo as diferentes estratégias utilizadas.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar para a turma. Eles deverão registrar no diário de bordo a solução escolhida e explicar o porquê dessa escolha.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as diferentes soluções apresentadas e comparar as estratégias utilizadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da transformação de fração em decimal. Os alunos deverão entregar o diário de bordo para avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em transformar frações em decimais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em resolver problemas e tomar decisões em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do diário de bordo.
  • Qualidade das estratégias utilizadas para resolver o problema.
  • Coerência na escolha da melhor alternativa para resolver o problema.
  • Clareza na apresentação da solução escolhida.
  • Organização e qualidade do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da transformação de fração em decimal.
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir os problemas.
  • Auxiliar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Estimular a discussão e a colaboração entre os grupos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância da transformação de fração em decimal.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do diário de bordo.
  • Discutir e registrar as estratégias utilizadas para resolver o problema.
  • Criar alternativas para resolver o problema.
  • Escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar para a turma.
  • Comparar as diferentes soluções apresentadas e discutir em grupo.