Aula sobre Transformacao De Fracao Em Decimal

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A transformação de fração em decimal é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam melhor as relações entre números fracionários e decimais. Além disso, é uma habilidade fundamental para a resolução de problemas cotidianos, como calcular porcentagens e juros. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo, no qual irão registrar suas descobertas e soluções para problemas relacionados à transformação de fração em decimal.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da transformação de fração em decimal. Em seguida, irá propor uma atividade em grupo para que os alunos possam discutir e compartilhar suas ideias sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar uma lista de problemas que envolvam a transformação de fração em decimal. Cada grupo deverá escolher um problema para resolver e apresentar para a turma.

  3. Etapa 3 - Solução do problema

    Os grupos irão trabalhar na resolução do problema escolhido, utilizando as estratégias aprendidas na aula. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deverá ser apresentado para a turma ao final da aula.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma e discutir as diferentes soluções encontradas. Medie a discussão e destacar os pontos positivos de cada trabalho.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da transformação de fração em decimal e parabenizando os alunos pelo trabalho realizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de transformar frações em decimais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a aplicação da Matemática no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em grupo.
  • Resolução correta do problema escolhido.
  • Qualidade do diário de bordo.
  • Reflexão individual sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e propor a atividade em grupo.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Reforçar a importância do tema e parabenizar os alunos pelo trabalho realizado.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para gerar alternativas e soluções para problemas relacionados à transformação de fração em decimal.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma e discutir as diferentes soluções encontradas.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado.