Aula sobre Transformacao De Fracao Em Decimal

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A transformação de fração em decimal é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam melhor as relações entre as frações e os números decimais. Além disso, essa habilidade é fundamental para a resolução de problemas cotidianos, como calcular porcentagens e juros. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da transformação de fração em decimal. Serão apresentados exemplos práticos de como essa habilidade é utilizada no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em duplas e irão criar um mapa conceitual sobre o tema. Cada dupla deverá escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    As duplas irão apresentar seus mapas conceituais para a turma e haverá uma discussão em grupo sobre as ideias apresentadas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de transformação de fração em decimal, utilizando situações cotidianas e problemas matemáticos.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos irão resolver problemas em grupo, utilizando a habilidade de transformação de fração em decimal.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar seus resultados. Faça uma avaliação geral da atividade.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar essa habilidade em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de transformação de fração em decimal.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da Matemática no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para auxiliar na compreensão do assunto.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Resolver corretamente os problemas propostos.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.