Aula sobre Transformacao De Fracao Em Decimal

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A transformação de fração em decimal é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos compreendam melhor as relações entre as frações e os números decimais. Além disso, é uma habilidade fundamental para a resolução de problemas matemáticos e para a vida cotidiana, como em situações de compras e vendas. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo, onde irão registrar suas descobertas e soluções para problemas relacionados à transformação de fração em decimal.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da transformação de fração em decimal. Em seguida, irá mostrar exemplos práticos de como essa habilidade pode ser aplicada no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as instruções para a criação do diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo irá escolher um problema relacionado à transformação de fração em decimal e irá registrá-lo no diário de bordo. Auxilie os alunos na escolha do problema e na formulação de perguntas para resolvê-lo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos irão trabalhar juntos para gerar alternativas para a resolução do problema escolhido. Eles podem usar recursos como livros didáticos, calculadoras e a internet para encontrar soluções.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos irão escolher a melhor alternativa para resolver o problema e irão registrá-la no diário de bordo. Auxilie os alunos na verificação da solução e na explicação do processo utilizado.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar sua solução para a turma. Conduza uma discussão sobre as diferentes abordagens utilizadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar essa habilidade em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em transformar frações em decimais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a criatividade e a busca por soluções inovadoras para problemas matemáticos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do diário de bordo.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Clareza e organização na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos práticos.
  • Auxiliar os alunos na escolha do problema e na formulação de perguntas.
  • Conduzir a discussão sobre as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o diário de bordo.
  • Escolher um problema relacionado à transformação de fração em decimal.
  • Gerar alternativas e escolher a melhor solução para o problema escolhido.