Aula sobre Transformacao De Fracao Em Decimal

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A transformação de fração em decimal é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos compreendam melhor as relações entre números fracionários e decimais. Além disso, é uma habilidade fundamental para a resolução de problemas cotidianos, como calcular porcentagens e juros. Nesta aula, os alunos irão aprender a transformar frações em decimais por meio da metodologia ativa Design Sprint, que irá estimular a criatividade e a participação ativa dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e explique a importância da transformação de fração em decimal. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos sobre situações cotidianas em que essa habilidade é necessária.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um template de design sprint com as cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Eles irão desenhar e escrever em um papel ou no quadro o que cada etapa significa e como ela pode ser aplicada na transformação de fração em decimal. Auxilie aqui os alunos a entenderem o que significa de fato cada etapa na visão geral do design sprint.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher uma fração para transformar em decimal e irão discutir em grupo qual a melhor estratégia para realizar a transformação. Eles irão registrar suas ideias no template de design sprint.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão colocar em prática a estratégia escolhida e irão transformar a fração em decimal. Eles irão registrar o processo no template de design sprint.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão testar a transformação realizada e verificar se o resultado está correto. Para isso podem usar calculadora ou fazer a operação inversa. Eles irão registrar o resultado no template de design sprint e apresentar para a turma.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Retome o assunto trazendo dúvidas que possam ter surgido pelo processo e conclusões sobre o tema.

  7. Etapa 7 - - Avaliação

    Peça para que os alunos avaliem o momento e avalie a participação deles na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de transformar frações em decimais.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e da metodologia Design Sprint.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Correção da transformação de fração em decimal.
  • Aplicação correta das etapas do template de design sprint.
  • Apresentação clara e objetiva do resultado final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Sprint.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na escolha da estratégia para a transformação de fração em decimal.
  • Verificar a correção da transformação realizada pelos alunos.
  • Avaliar a apresentação dos resultados finais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Escolher uma fração para transformar em decimal.
  • Criar o template de design sprint com as cinco etapas.
  • Realizar a transformação de fração em decimal.
  • Apresentar o resultado final para a turma.