Aula sobre Transformacao De Fracao Em Decimal

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A transformação de fração em decimal é um tema muito importante na Matemática, pois permite que os alunos compreendam melhor as relações entre as frações e os números decimais. Além disso, é um assunto que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em medidas de comprimento, peso e tempo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da transformação de fração em decimal. Em seguida, mostre exemplos práticos de como esse assunto pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em três grupos ou mais para a dinâmica das estações poder ser realizada.

  3. Etapa 3 - Contextualização

    Apresente um vídeo sobre o assunto, trazendo exemplos práticos de resolução de problemas com transformação de fração em decimal.

  4. Etapa 4 - Estação 1 - Frações e decimais

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com a representação de frações em decimais. Nessa etapa eles podem utilizar materiais, como blocos de montar ou fichas, para representar frações e, em seguida, transformá-las em decimais. Auxilie os alunos na realização da atividade e disponibilize esses materiais, se possível.

  5. Etapa 5 - Estação 2 - Frações equivalentes

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com frações equivalentes. Eles irão utilizar jogos educativos para identificar frações equivalentes e, em seguida, transformá-las em decimais. Auxilie os alunos na realização da atividade e disponibilize esses materiais, se possível.

  6. Etapa 6 - Estação 3 - Problemas envolvendo frações e decimais

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com problemas envolvendo frações e decimais. Eles irão resolver problemas que envolvam a transformação de frações em decimais e vice-versa. Auxilie os alunos na realização da atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma revisão do que foi aprendido na aula. Os alunos irão compartilhar suas experiências nas estações. Aproveite esse momento para tirar dúvidas e reforçar os conceitos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem lúdico e desafiador.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de fração e decimal.
  • Habilidade em transformar frações em decimais e vice-versa.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Colaboração com os colegas de grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da transformação de fração em decimal.
  • Auxiliar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Tirar dúvidas e reforçar os conceitos aprendidos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem lúdico e desafiador.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos de fração e decimal.
  • Habilidade em transformar frações em decimais e vice-versa.
  • Resolver corretamente os problemas propostos.