Transformações nas cidades

Essa aula de Geografia começa com uma pergunta: As cidades mudam? Você já parou para pensar o quanto as cidades mudaram ao longo do tempo? Vamos descobrir como as interações humanas e outros fatores geram transformação nas cidades.

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Compare as duas imagens e selecione a alternativa que traz as mudanças que aconteceram na Rua 25 de Março:

    A) Mudanças causadas pelos seres humanos, mas as atividades desenvolvidas na região continuaram as mesmas por causa da dependência do rio Tamanduateí.

    B) Muitas mudanças causadas pelos seres humanos. No surgimento da cidade de São Paulo, a região se destacava pela importância do rio Tamanduateí. Atualmente, a rua é um grande centro comercial, com venda de produtos importados que atraem muita gente todos os dias.

    C) Poucas mudanças ao longo do tempo, e as atividades dos seres humanos continuaram as mesmas desde o surgimento da cidade de São Paulo, preservando o rio Tamanduateí.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O tema "Transformações nas cidades" é muito presente no cotidiano dos estudantes, visto que eles vivenciam diariamente as mudanças em suas cidades. Essas transformações podem ser observadas em novas construções, alterações no trânsito, na paisagem e no uso dos espaços públicos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos para que os alunos possam criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, em grupo, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Com isso, os estudantes poderão compreender melhor as mudanças que ocorrem na cidade e refletir sobre as consequências dessas transformações.
    Atividade completa
  4. 4. Estudo de Caso:

    O tema "Transformações nas cidades" é muito presente no cotidiano dos estudantes, pois eles vivem em um ambiente urbano em constante mudança. É importante que os alunos compreendam as transformações urbanas, suas causas e consequências, para poderem refletir sobre a cidade em que vivem e como podem contribuir para torná-la mais justa e sustentável. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso, que permitirá aos alunos investigar um problema real, analisar dados e propor soluções.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O tema "Transformações nas cidades" é muito relevante para o cotidiano dos estudantes, pois eles vivem em um mundo cada vez mais urbano e precisam compreender como as cidades mudam ao longo do tempo. É possível encontrar exemplos de transformações nas cidades em diferentes lugares, como na própria cidade em que vivem, em notícias de jornais, em filmes e documentários, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos serão estimulados a debater e refletir sobre o tema, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    O tema "Transformações nas cidades" é extremamente relevante para o cotidiano dos estudantes, já que eles vivem em cidades que estão em constante transformação. É importante que os alunos compreendam como as cidades se modificam ao longo do tempo, quais os fatores que influenciam essas transformações e como elas afetam a vida das pessoas que vivem nelas. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema, desenvolvendo a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
    Atividade completa
  7. 7. Cultura Maker:

    O tema "Transformações nas cidades" é de extrema importância para os alunos compreenderem as mudanças que ocorrem no espaço urbano ao longo do tempo e como essas transformações afetam a vida das pessoas que vivem na cidade. É importante que os alunos compreendam que as cidades são construídas e transformadas ao longo do tempo e que essas mudanças são influenciadas por diversos fatores, como a economia, a política, a cultura e a tecnologia. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    O tema "Transformações nas cidades" é um assunto relevante e presente no cotidiano dos estudantes, visto que todos vivem em cidades e podem perceber as mudanças que ocorrem ao longo do tempo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão responsáveis por criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: