Aula sobre Transformacoes Cidades
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O tema "Transformações nas cidades" é muito presente no cotidiano dos estudantes, visto que eles vivenciam diariamente as mudanças em suas cidades. Essas transformações podem ser observadas em novas construções, alterações no trânsito, na paisagem e no uso dos espaços públicos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos para que os alunos possam criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, em grupo, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Com isso, os estudantes poderão compreender melhor as mudanças que ocorrem na cidade e refletir sobre as consequências dessas transformações.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Transformações nas cidades" e explique como a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada na aula. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 2 - Problema
Cada grupo irá escolher um problema relacionado às transformações na cidade, como, por exemplo, o aumento do trânsito ou a falta de espaços públicos. Os alunos irão discutir e definir qual será o problema que irão abordar. Auxilie na distribuição e escolha dos problemas.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Os grupos irão pesquisar e discutir alternativas para solucionar o problema que escolheram. Eles poderão utilizar recursos como livros, revistas, internet, entrevistas, entre outros. Oriente a pesquisa e circule pela sala para sanar dúvidas.Etapa 4 - Solução
Com base nas alternativas discutidas, os grupos irão escolher a solução que consideram mais adequada para o problema. Em seguida, irão apresentar sua solução para a turma. Organize o tempo e formato das apresentações.Etapa 5 - Diário de Bordo
Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, em que irão registrar todo o processo de pesquisa e discussão. O diário de bordo será apresentado para a turma ao final da aula.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma reflexão com a turma, questionando sobre as transformações nas cidades e as soluções propostas pelos grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de propor soluções para problemas relacionados às transformações nas cidades.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade das alternativas e soluções propostas.
- Registro adequado no diário de bordo.
- Apresentação clara e objetiva da solução escolhida.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do problema a ser abordado.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
- Conduzir a reflexão final com a turma.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Realizar a pesquisa sobre as transformações nas cidades.
- Propor alternativas e soluções para o problema escolhido.
- Registrar adequadamente no diário de bordo.