Aula sobre Transformacoes Cidades

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tema "Transformações nas cidades" é muito presente no cotidiano dos estudantes, visto que eles vivenciam diariamente as mudanças em suas cidades. Essas transformações podem ser observadas em novas construções, alterações no trânsito, na paisagem e no uso dos espaços públicos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos para que os alunos possam criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, em grupo, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Com isso, os estudantes poderão compreender melhor as mudanças que ocorrem na cidade e refletir sobre as consequências dessas transformações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Transformações nas cidades" e explique como a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada na aula. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Problema

    Cada grupo irá escolher um problema relacionado às transformações na cidade, como, por exemplo, o aumento do trânsito ou a falta de espaços públicos. Os alunos irão discutir e definir qual será o problema que irão abordar. Auxilie na distribuição e escolha dos problemas.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos irão pesquisar e discutir alternativas para solucionar o problema que escolheram. Eles poderão utilizar recursos como livros, revistas, internet, entrevistas, entre outros. Oriente a pesquisa e circule pela sala para sanar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Solução

    Com base nas alternativas discutidas, os grupos irão escolher a solução que consideram mais adequada para o problema. Em seguida, irão apresentar sua solução para a turma. Organize o tempo e formato das apresentações.

  5. Etapa 5 - Diário de Bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, em que irão registrar todo o processo de pesquisa e discussão. O diário de bordo será apresentado para a turma ao final da aula.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão com a turma, questionando sobre as transformações nas cidades e as soluções propostas pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de propor soluções para problemas relacionados às transformações nas cidades.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade das alternativas e soluções propostas.
  • Registro adequado no diário de bordo.
  • Apresentação clara e objetiva da solução escolhida.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do problema a ser abordado.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Conduzir a reflexão final com a turma.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre as transformações nas cidades.
  • Propor alternativas e soluções para o problema escolhido.
  • Registrar adequadamente no diário de bordo.