Aula sobre Transformacoes Cidades

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema "Transformações nas cidades" é de extrema importância para os alunos compreenderem as mudanças que ocorrem no espaço urbano ao longo do tempo e como essas transformações afetam a vida das pessoas que vivem na cidade. É importante que os alunos compreendam que as cidades são construídas e transformadas ao longo do tempo e que essas mudanças são influenciadas por diversos fatores, como a economia, a política, a cultura e a tecnologia. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Transformações nas cidades" e explique a importância de compreender as mudanças que ocorrem no espaço urbano. Serão apresentados exemplos práticos de transformações ocorridas em cidades brasileiras, como a construção de viadutos, a revitalização de áreas degradadas e a construção de novos prédios. Mostre fotos da cidade no passado e atualmente para ilustrar.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo escolherá uma cidade brasileira para analisar as transformações ocorridas.

  3. Etapa 3 - Elaboração do diário de bordo

    Cada grupo irá elaborar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, com as informações coletadas e as soluções propostas, e registrar as informações da pesquisa.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo fará uma pesquisa sobre a cidade escolhida, buscando informações sobre as transformações ocorridas no espaço urbano. Serão utilizadas fontes variadas, como livros, revistas, jornais, sites e vídeos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá discutir as informações coletadas e identificar os principais problemas enfrentados pela cidade em relação às transformações ocorridas.

  6. Etapa 6 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para solucionar os problemas identificados na etapa anterior. Incentive os alunos a pensar em soluções criativas e inovadoras para os problemas.

  7. Etapa 7 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar suas soluções para os demais colegas, explicando como elas podem ajudar a solucionar os problemas identificados. Organize o tempo e formato das apresentações.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais informações e reflexões apresentadas pelos alunos durante o debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Promover a reflexão sobre a importância de compreender as transformações ocorridas no espaço urbano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas na pesquisa.
  • Criatividade e inovação das soluções propostas.
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções.
  • Qualidade do diário de bordo elaborado pelo grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia a ser utilizada.
  • Dividir os alunos em grupos e auxiliar na escolha das cidades a serem analisadas.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade e a inovação na geração de alternativas.
  • Avaliar a qualidade das soluções propostas e do diário de bordo elaborado pelo grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar a pesquisa de forma criteriosa e selecionar informações relevantes.
  • Identificar os principais problemas enfrentados pela cidade escolhida.
  • Gerar alternativas criativas e inovadoras para solucionar os problemas identificados.
  • Elaborar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, com as informações coletadas e as soluções propostas.