Aula sobre Transformacoes Cidades

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Transformações nas cidades" é muito presente no cotidiano dos estudantes, pois eles vivem em um ambiente urbano em constante mudança. É importante que os alunos compreendam as transformações urbanas, suas causas e consequências, para poderem refletir sobre a cidade em que vivem e como podem contribuir para torná-la mais justa e sustentável. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso, que permitirá aos alunos investigar um problema real, analisar dados e propor soluções.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Transformações nas cidades" e explicar como a metodologia Estudo de Caso será utilizada na aula. Divida os alunos em grupos e cada grupo receberá um tema relacionado às transformações urbanas para investigar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo irá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado às transformações urbanas. Os alunos poderão utilizar fontes diversas, como pesquisas em jornais e revistas, para levantar informações sobre o problema. Oriente os alunos sobre buscar informações em fontes confiáveis.

  3. Etapa 3 - Análise do contexto

    Os grupos irão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, bem como possíveis soluções. Oriente os alunos sobre como organizar as informações e como fazer uma análise crítica dos dados.

  4. Etapa 4 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, para verificar se há divergências e como isso pode afetar a compreensão do problema. Oriente os alunos sobre como fazer essa comparação de forma adequada.

  5. Etapa 5 - Soluções

    Cada grupo irá propor soluções para o problema identificado, levando em conta as causas identificadas na etapa anterior. Explique como criar infográficos que possam ser distribuídos na comunidade, com informações sobre o problema e as soluções propostas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e soluções para a turma. Oriente os alunos sobre como fazer uma apresentação clara e objetiva.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais informações e reflexões apresentadas pelos alunos durante as apresentações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar modificações nas paisagens urbanas em diferentes tempos.
  • Estimular a análise crítica de dados e informações.
  • Desenvolver a capacidade de propor soluções para problemas reais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos grupos.
  • Coerência das soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade da apresentação dos grupos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre como realizar entrevistas e buscar informações em fontes confiáveis.
  • Estimular a análise crítica dos dados e informações coletados pelos grupos.
  • Auxiliar os grupos na organização das informações e na proposição de soluções.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Coletar informações de forma adequada e crítica.
  • Propor soluções coerentes para o problema identificado.