Aula sobre Transformacoes Cidades

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Transformações nas cidades" é muito relevante para o cotidiano dos estudantes, pois eles vivem em um mundo cada vez mais urbano e precisam compreender como as cidades mudam ao longo do tempo. É possível encontrar exemplos de transformações nas cidades em diferentes lugares, como na própria cidade em que vivem, em notícias de jornais, em filmes e documentários, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos serão estimulados a debater e refletir sobre o tema, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Transformações nas cidades" e seus principais aspectos. Em seguida, os alunos são divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas para discutir o que já sabem sobre o tema e registrar em um papel.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo recebe um tema relacionado às transformações nas cidades, como mobilidade urbana, habitação, meio ambiente, entre outros, e realizam uma pesquisa em grupo sobre o esse tema, utilizando livros, revistas, jornais e internet. Eles devem registrar as informações.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os grupos se reúnem para debater sobre o tema pesquisado. Cada aluno irá apresentar pelo menos uma informação relevante sobre o tema. Eles devem registrar as informações.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os grupos criam um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos colegas durante o debate. Oriente a criação do modelo.

  5. Etapa 5 - Debate geral

    Os grupos se reúnem para um debate geral sobre as transformações nas cidades. Cada grupo apresenta suas conclusões sobre o tema pesquisado e os alunos fazem perguntas e comentários sobre os outros subtemas abordados pelos colegas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos avaliam o desempenho dos colegas durante o debate geral, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa 4.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais informações e reflexões apresentadas pelos alunos durante o debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação;
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo;
  • Identificar e comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo;
  • Qualidade das informações apresentadas durante o debate;
  • Utilização do modelo de avaliação por rubrica;
  • Participação ativa no debate geral;
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus principais aspectos;
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e no debate;
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate;
  • Orientar a criação do modelo de avaliação por rubrica;
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e destacar as principais informações e reflexões apresentadas pelos alunos durante o debate.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo;
  • Realizar a pesquisa sobre o subtema atribuído ao grupo;
  • Criar o modelo de avaliação por rubrica;
  • Participar ativamente do debate geral;
  • Refletir criticamente sobre o tema.