Aula sobre Transformacoes Cidades

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Transformações nas cidades" é extremamente relevante para o cotidiano dos estudantes, já que eles vivem em cidades que estão em constante transformação. É importante que os alunos compreendam como as cidades se modificam ao longo do tempo, quais os fatores que influenciam essas transformações e como elas afetam a vida das pessoas que vivem nelas. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema, desenvolvendo a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando exemplos de transformações nas cidades ao longo do tempo. Em seguida, divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Explique que as estações acontecem simultaneamente, e combine o tempo de permanência e as trocas entre as estações. Distribua os materiais necessários para a atividade em cada estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa

    Na estação 1 os alunos farão uma pesquisa sobre a história da cidade em que vivem, buscando informações sobre como ela se transformou ao longo do tempo. Eles irão buscar imagens e informações sobre os principais marcos históricos, as mudanças na arquitetura, no transporte e na paisagem urbana.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise de imagens

    Na estação 2 os alunos receberão um conjunto de imagens de diferentes cidades em épocas distintas e deverão analisar as transformações ocorridas, identificando as principais mudanças e comparando as paisagens em diferentes tempos. Peça para anotarem as informações em um quadro.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Na estação 3 os alunos participarão de um debate sobre as transformações nas cidades, discutindo os principais fatores que influenciam essas mudanças e como elas afetam a vida das pessoas que vivem nas cidades.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Faça uma roda de conversa e peça aos alunos que apresentem suas descobertas, compartilhando as informações e conclusões obtidas em cada estação. Organize quem serão os alunos que irão apresentar e faça perguntas para estimular a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância de compreender as transformações nas cidades e como elas afetam a vida das pessoas que vivem nelas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de imagens e informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações e análises apresentadas.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
  • Compreensão do tema e das transformações nas cidades.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre o tema e as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos nas atividades.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e análise de informações.
  • Fazer intervenções pontuais para direcionar a atividade.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância da compreensão das transformações nas cidades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Realizar a pesquisa e análise de informações de forma cuidadosa e objetiva.
  • Preparar uma apresentação clara e objetiva dos resultados.
  • Demonstrar compreensão do tema e das transformações nas cidades.