Aula sobre Transformacoes Cidades

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Transformações nas cidades" é um assunto relevante e presente no cotidiano dos estudantes, visto que todos vivem em cidades e podem perceber as mudanças que ocorrem ao longo do tempo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão responsáveis por criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Antes da aula

    Selecione materiais didáticos sobre o tema da aula, como textos, vídeos, fotos, entre outros. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Na sala de aula

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a pesquisa realizada em casa.Explique a importância da autoavaliação e como ela pode ajudar no processo de aprendizagem. Peça para os alunos criarem um modelo Dinâmica dos 3 Qs.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em sala

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um material de apoio (vídeo, texto ou imagem) sobre o tema "Transformações nas cidades" para ser analisado. Eles irão preparar uma apresentação para compartilhar com a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Os grupos apresentarão suas análises sobre o material estudado, destacando as principais transformações que ocorrem nas cidades e suas consequências. Durante as apresentações, os alunos deverão registrar em seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs, os pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria sobre cada apresentação.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, faça uma discussão em grupo sobre as transformações nas cidades, destacando as principais mudanças e seus impactos na vida das pessoas. Os alunos serão incentivados a participar e a contribuir com suas opiniões e ideias.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema "Transformações nas cidades", destacando as principais ideias e aprendizados da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar e refletir sobre o próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da apresentação sobre o material estudado.
  • Qualidade da análise da imagem da cidade em diferentes épocas.
  • Participação ativa nas apresentações dos resultados da atividade prática.
  • Qualidade do registro nos modelos de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Conduzir a aula de forma dinâmica e participativa.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Propor atividades práticas e desafiadoras.
  • Orientar os alunos na elaboração dos modelos de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar e fornecer feedback sobre as apresentações dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Estudar o material de apoio com atenção.
  • Preparar uma apresentação clara e objetiva sobre o material estudado.
  • Registrar com atenção os pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria nos modelos de Dinâmica dos 3 Qs.