Aula sobre Transformacoes Em Figuras Translacao Rotacao E Reflexao
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
As transformações em figuras são muito presentes em nosso cotidiano, desde a decoração de ambientes até a criação de jogos e animações. O objetivo aqui é trabalhar com três tipos de transformações: translação, rotação e reflexão. Essas transformações são importantes para entendermos como as figuras podem ser modificadas e como podemos representá-las no plano cartesiano.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a importância das transformações em figuras. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Entender
Apresente os conceitos de translação, rotação e reflexão, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão criar esboços de figuras que serão transformadas por translação, rotação e reflexão. Eles poderão utilizar papel e lápis ou softwares de desenho vetorial.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão escolher uma figura para ser transformada e decidir qual transformação será utilizada. Eles deverão justificar a escolha da transformação.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão representar a figura original e a figura transformada no plano cartesiano, utilizando as coordenadas dos vértices. Eles poderão utilizar softwares de desenho vetorial ou papel quadriculado.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão testar a transformação realizada, verificando se a figura transformada é simétrica em relação aos eixos e à origem. Eles deverão justificar se a transformação foi realizada corretamente.Etapa 7 - Conclusão
Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações. Por fim, dê feedbacks coletivos à turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Design Sprint.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos de translação, rotação e reflexão.
- Habilidade em representar figuras no plano cartesiano.
- Capacidade de escolher a transformação correta para cada figura.
- Justificativa clara e coerente das escolhas realizadas.
- Verificação correta da simetria das figuras transformadas.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos de forma clara e didática.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Orientar os alunos na escolha das transformações e na representação das figuras no plano cartesiano.
- Verificar o entendimento dos alunos em relação aos conceitos e às atividades realizadas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar as atividades com atenção e dedicação.
- Colaborar com os colegas na escolha das transformações e na representação das figuras.
- Justificar as escolhas realizadas de forma clara e coerente.
- Verificar a simetria das figuras transformadas e avaliar se a transformação foi realizada corretamente.