Aula sobre Transformacoes Em Figuras Translacao Rotacao E Reflexao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As transformações em figuras são muito presentes em nosso cotidiano, desde a decoração de ambientes até a criação de jogos e animações. O objetivo aqui é trabalhar com três tipos de transformações: translação, rotação e reflexão. Essas transformações são importantes para entendermos como as figuras podem ser modificadas e como podemos representá-las no plano cartesiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância das transformações em figuras. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente os conceitos de translação, rotação e reflexão, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar esboços de figuras que serão transformadas por translação, rotação e reflexão. Eles poderão utilizar papel e lápis ou softwares de desenho vetorial.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher uma figura para ser transformada e decidir qual transformação será utilizada. Eles deverão justificar a escolha da transformação.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão representar a figura original e a figura transformada no plano cartesiano, utilizando as coordenadas dos vértices. Eles poderão utilizar softwares de desenho vetorial ou papel quadriculado.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão testar a transformação realizada, verificando se a figura transformada é simétrica em relação aos eixos e à origem. Eles deverão justificar se a transformação foi realizada corretamente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações. Por fim, dê feedbacks coletivos à turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Design Sprint.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de translação, rotação e reflexão.
  • Habilidade em representar figuras no plano cartesiano.
  • Capacidade de escolher a transformação correta para cada figura.
  • Justificativa clara e coerente das escolhas realizadas.
  • Verificação correta da simetria das figuras transformadas.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de forma clara e didática.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Orientar os alunos na escolha das transformações e na representação das figuras no plano cartesiano.
  • Verificar o entendimento dos alunos em relação aos conceitos e às atividades realizadas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as atividades com atenção e dedicação.
  • Colaborar com os colegas na escolha das transformações e na representação das figuras.
  • Justificar as escolhas realizadas de forma clara e coerente.
  • Verificar a simetria das figuras transformadas e avaliar se a transformação foi realizada corretamente.