Aula sobre Transformacoes Em Figuras Translacao Rotacao E Reflexao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As transformações em figuras são um tema importante na Matemática, pois permitem que os alunos compreendam como as figuras podem ser modificadas no plano cartesiano. Essas transformações incluem translação, rotação e reflexão, e são fundamentais para a compreensão de conceitos mais avançados, como simetria e congruência. Além disso, as transformações em figuras estão presentes em diversas áreas do cotidiano, como na arquitetura, na arte e na tecnologia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus subtópicos, explicando o que são as transformações em figuras e como elas podem ser aplicadas no plano cartesiano. Compartilhe exemplos de situações cotidianas em que estes tipos de transformações são utilizados. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza transformações geométricas em sua rotina (tal como um artista plástico, um desenhista ou até mesmo um arquiteto) e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia, compartilhando suas ideias e opiniões sobre as transformações em figuras.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Compartilhe exemplos práticos de transformações em figuras, utilizando figuras geométricas e o plano cartesiano. Os alunos irão acompanhar a apresentação e realizar as transformações em suas próprias figuras.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar uma figura geométrica e aplicar as transformações aprendidas na aula. Eles deverão apresentar suas figuras e explicar as transformações realizadas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar suas figuras e discutir as transformações realizadas, compartilhando suas ideias e opiniões sobre o processo. Medie a discussão e tire dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem explorando as transformações em figuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de aplicar conceitos matemáticos em situações práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados e capacidade de aplicá-los em situações práticas.
  • Criatividade e originalidade na criação das figuras e na aplicação das transformações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e didática.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação das figuras e na aplicação das transformações.
  • Concluir a aula de forma clara e objetiva, reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia com informações sobre as figuras geométricas.
  • Trabalhar em grupo na criação das figuras e na aplicação das transformações.
  • Apresentar suas figuras e explicar as transformações realizadas.
  • Compartilhar suas ideias e opiniões sobre o tema com os colegas.