Aula sobre Transformacoes Em Figuras Translacao Rotacao E Reflexao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


As transformações em figuras são um tema importante na Matemática, pois permitem que possamos visualizar e compreender melhor as mudanças que ocorrem em objetos geométricos. O objetivo aqui é trabalhar com três tipos de transformações: translação, rotação e reflexão. Essas transformações são muito utilizadas em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia, na arte e até mesmo em jogos de videogame. Ao final da aula, os alunos serão capazes de reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que sabem sobre transformações geométricas.O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Translação

    Apresente o conceito de translação e mostre exemplos práticos de como ela pode ser aplicada em figuras geométricas. Em seguida, proponha uma atividade em que os alunos possam praticar a translação de figuras no plano cartesiano. Os alunos devem registrar em seus modelos de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre translação.

  3. Etapa 3 - Rotação

    Apresente o conceito de rotação e mostre exemplos práticos de como ela pode ser aplicada em figuras geométricas. Em seguida, proponha uma atividade em que os alunos possam praticar a rotação de figuras no plano cartesiano. Os alunos devem registrar em seus modelos de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre rotação.

  4. Etapa 4 - Reflexão

    Apresente o conceito de reflexão e mostre exemplos práticos de como ela pode ser aplicada em figuras geométricas. Em seguida, proponha uma atividade em que os alunos possam praticar a reflexão de figuras no plano cartesiano. Os alunos devem registrar em seus modelos de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre reflexão.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Peça aos alunos que compartilhem em voz alta o que aprenderam sobre as transformações em figuras. Em seguida, os oriente a registrar em seus modelos de registro de aprendizagem o que ainda têm dúvidas ou dificuldades.

  6. Etapa 6 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto. Recolhas os modelos de registro de aprendizagem de cada aluno, de maneira que possa avaliar os problemas criados por eles e, assim, dar os feedbacks individuais.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa em que os alunos devem aplicar as transformações em figuras em situações do cotidiano, como, por exemplo, em um mapa de uma cidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de figuras geométricas.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em reconhecer e aplicar as transformações em figuras no plano cartesiano.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do registro de aprendizagem dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar os conceitos de translação, rotação e reflexão.
  • Propor atividades práticas para que os alunos possam aplicar as transformações em figuras.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na criação e no preenchimento do modelo de registro de aprendizagem.
  • Avaliar e dar feedbacks aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Colaborar com os colegas na realização das atividades.
  • Criar e preencher o modelo de registro de aprendizagem com as informações aprendidas na aula.
  • Realizar a tarefa de casa opcional, caso seja proposta pelo professor.
  • Tirar dúvidas com o professor caso tenha dificuldades em compreender algum conceito.