Aula sobre Transformacoes Em Figuras Translacao Rotacao E Reflexao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As transformações em figuras são muito presentes em nosso cotidiano, desde a decoração de ambientes até a criação de jogos e animações. O objetivo aqui é trabalhar com três tipos de transformações: translação, rotação e reflexão. Essas transformações são importantes para a compreensão de conceitos matemáticos e também para a criação de imagens e objetos em diversas áreas, como a arquitetura e o design.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique as três transformações em figuras: translação, rotação e reflexão. Em seguida, mostre exemplos práticos de cada uma dessas transformações, como a decoração de ambientes e a criação de jogos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os seguintes campos: nome e objetivo do jogo, desafios e níveis, esquema de recompensas, informações para o usuário final e por qual motivo o jogo é engajante e, consequentemente, um sucesso. Vale destacar que o objetivo do jogo consiste também no desenvolvimento de habilidades de planejamento e organização, além de estimular a criatividade.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos irão desenvolver o jogo utilizando as transformações em figuras. Eles deverão criar desafios que envolvam translação, rotação e reflexão, além de definir os níveis e o esquema de recompensas. Auxilie os alunos na criação do jogo e na aplicação das transformações.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando o objetivo, os desafios e as transformações utilizadas. Os demais alunos poderão jogar e avaliar o jogo dos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as transformações utilizadas e como elas foram aplicadas nos jogos. Medie a discussão e estimule a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Os alunos irão realizar exercícios práticos de reconhecimento e representação do simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem. Utilize exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na compreensão do tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do conteúdo trabalhado na aula e destaque a importância das transformações em figuras para a compreensão de conceitos matemáticos e para a criação de imagens e objetos em diversas áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de planejamento e organização.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e representar o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem, a partir da translação, rotação e reflexão.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Aplicação correta das transformações em figuras.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Desempenho nos exercícios práticos.
  • Organização e clareza na apresentação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as transformações em figuras.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo e na aplicação das transformações.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Utilizar exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na compreensão do tema.
  • Fazer uma breve revisão do conteúdo trabalhado na aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro para desenvolver o jogo.
  • Desenvolver o jogo utilizando as transformações em figuras.
  • Apresentar o jogo para a turma e avaliar os jogos dos colegas.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Realizar os exercícios práticos.