Aula sobre Transformacoes Em Figuras Translacao Rotacao E Reflexao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As transformações em figuras são muito importantes na Matemática e em outras áreas do conhecimento, como a Física e a Geometria. Elas nos ajudam a entender como as figuras podem ser modificadas e como podemos representá-las de diferentes maneiras. O objetivo aqui é trabalhar com três tipos de transformações: translação, rotação e reflexão. É importante aprender a reconhecer e representar o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique as três transformações que serão trabalhadas na aula. Pergunte aos alunos o que sabem sobre o tema e aproveite este momento para avaliar o nível de conhecimento deles sobre o assunto. Use este momento inicial para compartilhar um exemplo prático e didático de cada uma das três transformações para que os alunos possam já ir se orientando para a resolução das atividades.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre transformações em figuras: translação, rotação e reflexão. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Translação

    Os alunos irão trabalhar com a translação de figuras. Eles irão receber uma figura e deverão desenhar a translação dessa figura em relação a um vetor dado. Auxilie os alunos e tire dúvidas.

    Estação 2 - Rotação

    Os alunos irão trabalhar com a rotação de figuras. Eles irão receber uma figura e deverão desenhar a rotação dessa figura em relação a um ponto dado. Acompanhe os alunos e tire dúvidas.

    Estação 3 - Reflexão

    Os alunos irão trabalhar com a reflexão de figuras. Eles irão receber uma figura e deverão desenhar a reflexão dessa figura em relação a um eixo dado. Auxilie os alunos e tire suas dúvidas.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas e trocar ideias sobre as transformações em figuras. Acompanhe os grupos e os apoie nas possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados das atividades realizadas. Avalie a compreensão dos alunos sobre as transformações em figuras e aproveite para dar feedbacks aos grupos.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  6. Etapa 6 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como a construção de figuras a partir da translação, rotação e reflexão. Peça aos alunos para fazerem em uma folha à parte para poder recolher e avaliar posteriormente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os conceitos trabalhados. Por fim, retome a Dinâmica dos 3 Qs, destacando os principais pontos registrados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e representar o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na resolução de problemas envolvendo transformações em figuras.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de translação, rotação e reflexão.
  • Habilidade em reconhecer e representar o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo, inclusive na Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e organização na apresentação dos resultados.
  • Criatividade e originalidade na resolução dos problemas propostos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as transformações em figuras.
  • Dividir a turma em grupos e orientar as atividades em cada estação.
  • Auxiliar os alunos na realização das atividades e tirar dúvidas.
  • Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre as transformações em figuras.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas, inclusive da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Colaborar com os colegas na realização das atividades em grupo.
  • Demonstrar habilidade em reconhecer e representar o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
  • Apresentar os resultados das atividades de forma clara e organizada.
  • Demonstrar criatividade e originalidade na resolução dos problemas propostos.