Aula sobre Transformacoes Em Figuras Translacao Rotacao E Reflexao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique as três transformações que serão trabalhadas na aula. Pergunte aos alunos o que sabem sobre o tema e aproveite este momento para avaliar o nível de conhecimento deles sobre o assunto. Use este momento inicial para compartilhar um exemplo prático e didático de cada uma das três transformações para que os alunos possam já ir se orientando para a resolução das atividades.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre transformações em figuras: translação, rotação e reflexão. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1 - Translação
Os alunos irão trabalhar com a translação de figuras. Eles irão receber uma figura e deverão desenhar a translação dessa figura em relação a um vetor dado. Auxilie os alunos e tire dúvidas.
Estação 2 - Rotação
Os alunos irão trabalhar com a rotação de figuras. Eles irão receber uma figura e deverão desenhar a rotação dessa figura em relação a um ponto dado. Acompanhe os alunos e tire dúvidas.
Estação 3 - Reflexão
Os alunos irão trabalhar com a reflexão de figuras. Eles irão receber uma figura e deverão desenhar a reflexão dessa figura em relação a um eixo dado. Auxilie os alunos e tire suas dúvidas.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas e trocar ideias sobre as transformações em figuras. Acompanhe os grupos e os apoie nas possíveis dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados das atividades realizadas. Avalie a compreensão dos alunos sobre as transformações em figuras e aproveite para dar feedbacks aos grupos.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 6 - Aplicação
Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como a construção de figuras a partir da translação, rotação e reflexão. Peça aos alunos para fazerem em uma folha à parte para poder recolher e avaliar posteriormente.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os conceitos trabalhados. Por fim, retome a Dinâmica dos 3 Qs, destacando os principais pontos registrados pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e representar o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na resolução de problemas envolvendo transformações em figuras.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades propostas.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos de translação, rotação e reflexão.
- Habilidade em reconhecer e representar o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
- Participação e colaboração nas atividades em grupo, inclusive na Dinâmica dos 3 Qs.
- Clareza e organização na apresentação dos resultados.
- Criatividade e originalidade na resolução dos problemas propostos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar as transformações em figuras.
- Dividir a turma em grupos e orientar as atividades em cada estação.
- Auxiliar os alunos na realização das atividades e tirar dúvidas.
- Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.
- Avaliar a compreensão dos alunos sobre as transformações em figuras.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas, inclusive da Dinâmica dos 3 Qs.
- Colaborar com os colegas na realização das atividades em grupo.
- Demonstrar habilidade em reconhecer e representar o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
- Apresentar os resultados das atividades de forma clara e organizada.
- Demonstrar criatividade e originalidade na resolução dos problemas propostos.