Aula sobre Transformacoes Em Figuras Translacao Rotacao E Reflexao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As transformações em figuras são muito presentes em nosso cotidiano, desde a decoração de ambientes até a criação de jogos e animações. O objetivo aqui é trabalhar com três tipos de transformações: translação, rotação e reflexão. Essas transformações são importantes para a compreensão de conceitos matemáticos e também para a criação de desenhos e projetos.

  1. Etapa 1 - Estudo prévio

    Os alunos assistirão a uma videoaula sobre as transformações em figuras. O vídeo deve ser escolhido por você e enviado previamente para que os alunos possam assistir em casa.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique as três transformações em figuras por meio de exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto. Aproveite para perguntar aos alunos sobre o que eles aprenderam em relação ao material prévio. Registre os principais pontos levantados pelos alunos no quadro.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre as transformações em figuras. Cada grupo deverá escolher um exemplo prático para apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo apresentará seu exemplo prático para a turma. Auxilie na correção e explicação dos exemplos.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos deverão realizar uma atividade prática sobre as transformações em figuras. Disponibilize uma folha com figuras geométricas para que os alunos possam realizar as transformações.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os seguintes campos: Que bom, Que pena e Que tal. Esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades a serem desenvolvidas durante a aula. Peça para eles preencherem e avaliarem as atividades desenvolvidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e representar, no plano cartesiano, as transformações geométricas: translação, reflexão e rotação.
  • Estimular a participação dos alunos na apresentação de exemplos práticos sobre as transformações em figuras.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar a própria aprendizagem e a atividade realizada.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de translação, rotação e reflexão.
  • Habilidade em realizar as transformações em figuras.
  • Engajamento na apresentação de exemplos práticos.
  • Participação nas atividades pré-aula e na discussão em grupo.
  • Avaliação da atividade através do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as transformações em figuras.
  • Selecionar e enviar a videoaula para os alunos assistirem em casa.
  • Auxiliar na correção e explicação dos exemplos práticos apresentados pelos grupos.
  • Disponibilizar a folha com figuras geométricas para a atividade prática.
  • Encerrar a aula reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir a videoaula sobre as transformações em figuras.
  • Participar da discussão em grupo e escolher um exemplo prático para apresentar.
  • Realizar a atividade prática sobre as transformações em figuras.
  • Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.
  • Tirar dúvidas com o professor durante a aula.