Aula sobre Transformacoes Em Figuras Translacao Rotacao E Reflexao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As transformações em figuras são muito presentes em nosso cotidiano, desde a decoração de ambientes até a criação de jogos e animações. O objetivo aqui é trabalhar com três tipos de transformações: translação, rotação e reflexão. Essas transformações são importantes para a compreensão de conceitos matemáticos e também para a criação de desenhos e projetos.
Etapa 1 - Estudo prévio
Os alunos assistirão a uma videoaula sobre as transformações em figuras. O vídeo deve ser escolhido por você e enviado previamente para que os alunos possam assistir em casa.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e explique as três transformações em figuras por meio de exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto. Aproveite para perguntar aos alunos sobre o que eles aprenderam em relação ao material prévio. Registre os principais pontos levantados pelos alunos no quadro.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre as transformações em figuras. Cada grupo deverá escolher um exemplo prático para apresentar para a turma.Etapa 4 - Apresentação dos exemplos
Cada grupo apresentará seu exemplo prático para a turma. Auxilie na correção e explicação dos exemplos.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos deverão realizar uma atividade prática sobre as transformações em figuras. Disponibilize uma folha com figuras geométricas para que os alunos possam realizar as transformações.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os seguintes campos: Que bom, Que pena e Que tal. Esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades a serem desenvolvidas durante a aula. Peça para eles preencherem e avaliarem as atividades desenvolvidas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e representar, no plano cartesiano, as transformações geométricas: translação, reflexão e rotação.
- Estimular a participação dos alunos na apresentação de exemplos práticos sobre as transformações em figuras.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar a própria aprendizagem e a atividade realizada.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos de translação, rotação e reflexão.
- Habilidade em realizar as transformações em figuras.
- Engajamento na apresentação de exemplos práticos.
- Participação nas atividades pré-aula e na discussão em grupo.
- Avaliação da atividade através do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar as transformações em figuras.
- Selecionar e enviar a videoaula para os alunos assistirem em casa.
- Auxiliar na correção e explicação dos exemplos práticos apresentados pelos grupos.
- Disponibilizar a folha com figuras geométricas para a atividade prática.
- Encerrar a aula reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir a videoaula sobre as transformações em figuras.
- Participar da discussão em grupo e escolher um exemplo prático para apresentar.
- Realizar a atividade prática sobre as transformações em figuras.
- Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.
- Tirar dúvidas com o professor durante a aula.