Aula sobre Transformacoes Geometricas Reflexao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


As transformações geométricas são muito presentes em nosso cotidiano, desde a simetria de um rosto até a reflexão de uma imagem em um espelho. O objetivo aqui é a concentração na reflexão, que é uma transformação que inverte a posição de um objeto em relação a um eixo. Vamos explorar como essa transformação pode ser aplicada em diversas situações, como na construção de prédios, na criação de obras de arte e na resolução de problemas matemáticos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da reflexão na geometria e no cotidiano. Em seguida, proponha um desafio aos alunos: como construir uma casa com uma fachada simétrica em relação a um eixo vertical? Vá anotando as ideias dos alunos no quadro, estimulando a participação de todos.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Os alunos irão trabalhar em grupos para resolver o desafio proposto por você. Eles deverão discutir e planejar a construção da casa, levando em consideração a simetria da fachada. Para isso, poderão utilizar materiais como papel, lápis e régua.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua solução para o desafio proposto. Conduza uma discussão sobre as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos e como a reflexão foi aplicada na construção da fachada simétrica.

  4. Etapa 4 - Teoria

    Apresente a teoria sobre a reflexão na geometria, explicando como ela funciona e como pode ser aplicada em diferentes situações. Serão apresentados exemplos práticos de reflexão em objetos do cotidiano.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Os alunos irão resolver exercícios sobre reflexão, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica. Auxilie os alunos na resolução dos exercícios e tire dúvidas. Ao final, peça aos alunos para compartilharem e discutirem suas resoluções com o colega do lado.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Eles deverão preencher os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, avaliando a atividade e sugerindo melhorias. Recolha os modelos para poder ler e avaliar posteriormente.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e a importância da reflexão na geometria e no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na resolução do desafio proposto.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da reflexão na geometria e no cotidiano.
  • Conduzir a discussão sobre as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos na resolução do desafio proposto.
  • Auxiliar os alunos na resolução dos exercícios propostos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para resolver o desafio proposto pelo professor.
  • Resolver os exercícios propostos utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.