Aula sobre Transformacoes Geometricas Reflexao
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
As transformações geométricas são um tema importante na Matemática, pois permitem a construção de figuras a partir de outras figuras já conhecidas. A reflexão é uma dessas transformações, que consiste em espelhar uma figura em relação a uma reta. Essa transformação pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como em espelhos, vitrines e até mesmo em jogos de videogame. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a reconhecer e construir figuras obtidas por reflexão.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de transformação geométrica, especialmente da reflexão. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Entender
Explique o conceito de reflexão e suas características com mais profundidade, utilizando exemplos práticos e didáticos. Peça aos alunos que discutam em grupos sobre a importância da reflexão na construção de figuras geométricas.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão colocar em prática a transformação geométrica por meio da criação de esboços de figuras que serão construídas por reflexão, utilizando lápis e papel.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão apresentar seus esboços para a turma e, logo após, a turma deverá escolher os melhores esboços para serem utilizados na próxima etapa, levando em consideração a complexidade e a criatividade das figuras.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão construir as figuras escolhidas utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, considerando a transformação geométrica da reflexão.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão apresentar suas figuras para a turma e discutir sobre as transformações realizadas. Avalie as figuras e dê feedbacks para os alunos.Etapa 7 - Conclusão
Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por reflexão.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na construção de figuras geométricas.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por reflexão.
- Criatividade e originalidade das figuras construídas pelos alunos.
- Participação e colaboração dos alunos durante as atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de reflexão e suas características de forma clara e didática.
- Orientar os alunos nas atividades, especialmente na escolha das figuras a serem construídas.
- Avaliar as figuras construídas pelos alunos e dar feedbacks para o desenvolvimento da habilidade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
- Esboçar e construir figuras geométricas obtidas por reflexão.
- Apresentar suas figuras para a turma e discutir sobre as transformações realizadas.
- Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.