Aula sobre Transformacoes Geometricas Reflexao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As transformações geométricas são um tema importante na Matemática, pois permitem a construção de figuras a partir de outras figuras já conhecidas. A reflexão é uma dessas transformações, que consiste em espelhar uma figura em relação a uma reta. Essa transformação pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como em espelhos, vitrines e até mesmo em jogos de videogame. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a reconhecer e construir figuras obtidas por reflexão.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de transformação geométrica, especialmente da reflexão. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Explique o conceito de reflexão e suas características com mais profundidade, utilizando exemplos práticos e didáticos. Peça aos alunos que discutam em grupos sobre a importância da reflexão na construção de figuras geométricas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão colocar em prática a transformação geométrica por meio da criação de esboços de figuras que serão construídas por reflexão, utilizando lápis e papel.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão apresentar seus esboços para a turma e, logo após, a turma deverá escolher os melhores esboços para serem utilizados na próxima etapa, levando em consideração a complexidade e a criatividade das figuras.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão construir as figuras escolhidas utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, considerando a transformação geométrica da reflexão.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar suas figuras para a turma e discutir sobre as transformações realizadas. Avalie as figuras e dê feedbacks para os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por reflexão.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na construção de figuras geométricas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por reflexão.
  • Criatividade e originalidade das figuras construídas pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de reflexão e suas características de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos nas atividades, especialmente na escolha das figuras a serem construídas.
  • Avaliar as figuras construídas pelos alunos e dar feedbacks para o desenvolvimento da habilidade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Esboçar e construir figuras geométricas obtidas por reflexão.
  • Apresentar suas figuras para a turma e discutir sobre as transformações realizadas.
  • Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.