Aula sobre Transformacoes Geometricas Reflexao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As transformações geométricas são um tema importante na Matemática, pois permitem a construção de figuras a partir de outras figuras já conhecidas. A reflexão é uma dessas transformações, que consiste em espelhar uma figura em relação a uma reta. Essa transformação pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como em espelhos, vitrines e até mesmo em jogos de videogame. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a reconhecer e construir figuras obtidas por reflexão, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o que é a reflexão, utilizando exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza a reflexão em sua rotina (tal como um fabricante de espelhos) e preencher cada campo com informações relevantes. Após a criação, estimule os alunos a compartilharem suas descobertas em grupos.

  3. Etapa 3 - Identificação de figuras

    Os alunos irão identificar figuras que podem ser obtidas por reflexão, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica. Auxilie os alunos nessa tarefa, tirando dúvidas e dando sugestões.

  4. Etapa 4 - Construção de figuras

    Os alunos irão construir figuras obtidas por reflexão, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica. Apoie os alunos e tire dúvidas, caso necessário.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as figuras que construíram e como elas foram obtidas por reflexão. Medie a discussão, incentivando a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação das figuras

    Os alunos irão apresentar as figuras que construíram para a turma, explicando como foram obtidas por reflexão. Aproveite para avaliar o que os alunos construíram, dando feedbacks coletivos aos grupos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por reflexão.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na construção de figuras.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos em atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das figuras obtidas por reflexão.
  • Construção correta das figuras obtidas por reflexão.
  • Participação ativa nas discussões em grupo e na criação do mapa de empatia.
  • Clareza e objetividade na apresentação das figuras.
  • Compreensão dos conceitos apresentados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos na identificação e construção das figuras.
  • Mediar as discussões em grupo.
  • Avaliar as apresentações dos alunos e dar feedbacks.
  • Tirar dúvidas dos alunos e reforçar os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Identificar figuras obtidas por reflexão.
  • Construir figuras obtidas por reflexão.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar as figuras construídas para a turma.