Aula sobre Transformacoes Geometricas Reflexao
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
As transformações geométricas são um tema importante na Matemática, pois permitem a construção de figuras a partir de outras já existentes. A reflexão é uma dessas transformações, que consiste em espelhar uma figura em relação a um eixo. Essa transformação pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como em espelhos, vitrines e até mesmo em lagoas. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a reconhecer e construir figuras obtidas por reflexão.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre reflexão e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’, ‘Check-out’, ‘Novas informações’, ‘Prática em grupo’, ‘Discussão em grupo’ e ‘Prática individual’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.Etapa 2 - Introdução
Apresente exemplos de reflexão em objetos do cotidiano e em figuras geométricas. Em seguida, explique como a reflexão é feita em um plano cartesiano. Os alunos irão preencher o campo de "Novas informações" no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Prática em grupo
Os alunos irão trabalhar em grupos de três ou quatro pessoas para construir figuras por reflexão em um plano cartesiano. Forneça uma folha com um conjunto de figuras geométricas para que os alunos possam trabalhar. Os grupos irão preencher o campo de "Prática em grupo" no modelo de registro, descrevendo o processo de construção das figuras.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos irão apresentar as figuras construídas e explicar o processo de reflexão utilizado. Medie a discussão, incentivando os alunos a compararem as diferentes estratégias utilizadas pelos grupos. Os alunos irão preencher o campo de "Discussão em grupo" no modelo de registro, registrando as principais ideias discutidas.Etapa 5 - Prática individual
Os alunos irão trabalhar individualmente em uma atividade de construção de figuras por reflexão em um plano cartesiano. Disponibilize uma folha com um conjunto de figuras geométricas para que os alunos possam trabalhar. Os alunos irão preencher o campo de "Prática individual" no modelo de registro, descrevendo o processo de construção das figuras.Etapa 6 - Check-out
Peça para os alunos fazerem o check-out no modelo de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu sobre reflexão?". Aproveite este momento e peça para eles compartilharem com o colega do lado o que registraram.Etapa 7 - Avaliação e fechamento
Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por reflexão.
- Estimular a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
- Incentivar a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em reconhecer e construir figuras por reflexão.
- Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo e individual.
- Qualidade do registro de aprendizagem no modelo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Mediar a discussão em grupo, incentivando a participação de todos os alunos.
- Fornecer feedback individualizado sobre o registro de aprendizagem dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na construção de figuras por reflexão.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Registrar o próprio processo de aprendizagem no modelo.