Aula sobre Transformacoes Geometricas Reflexao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o que é a reflexão. Em seguida, mostre exemplos práticos de reflexão, como a imagem de um objeto refletido em um espelho. Os alunos serão incentivados a participar da discussão e a compartilhar suas próprias experiências com a reflexão.Estação 1 - Construindo reflexões
Nesta estação, os alunos irão construir reflexões utilizando papel, lápis e régua. Forneça um objeto geométrico e um eixo de reflexão, e os alunos deverão desenhar a imagem refletida do objeto em relação ao eixo. Em seguida, os alunos irão trocar de papel e verificar se a imagem refletida está correta.
Estação 2 - Reflexão em obras de arte
Nesta estação, os alunos irão analisar obras de arte que utilizam a reflexão como elemento principal. Disponibilize imagens de obras de arte para os alunos identificarem o eixo de reflexão utilizado pelo artista. Em seguida, incentive os alunos a criar sua própria obra de arte utilizando a reflexão como elemento principal.
Estação 3 - Reflexão em jogos
Nesta estação, os alunos irão explorar como a reflexão é utilizada em jogos. Forneça jogos que utilizam a reflexão como elemento principal, como o jogo da memória e o jogo de quebra-cabeça. Os alunos irão jogar os jogos e identificar como a reflexão é utilizada em cada um deles.
Etapa 2 - Discussão
Os grupos irão se reunir para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas conclusões. Incentive a participação de todos os alunos e estimule a troca de ideias. Aproveite para mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 4 - Aplicação
Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como a construção de um problema que envolva a reflexão a partir de dados reais selecionados por você.Etapa 5 - Socialização
Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.Etapa 6 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma revisão do que foi aprendido na aula. Os alunos serão incentivados a compartilhar o que aprenderam em cada estação e a fazer perguntas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de obras de arte utilizando a reflexão como elemento principal.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
- Criatividade dos alunos na criação de obras de arte utilizando a reflexão como elemento principal.
- Participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.
- Engajamento dos alunos na Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar o que é a reflexão.
- Fornecer exemplos práticos de reflexão.
- Dividir a turma em grupos e orientar as atividades em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula, principalmente na Dinâmica dos 3 Qs.
- Fazer uma revisão do que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em cada estação.
- Identificar o eixo de reflexão em obras de arte.
- Criar sua própria obra de arte utilizando a reflexão como elemento principal.
- Jogar jogos que utilizam a reflexão como elemento principal.
- Compartilhar o que aprenderam em cada estação e fazer perguntas sobre o tema.