Aula sobre Transformacoes Geometricas Reflexao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As transformações geométricas são muito presentes em nosso cotidiano, desde a simetria de um rosto até a reflexão de uma imagem em um espelho. O objetivo aqui é se concentrar na reflexão, que é uma transformação que inverte a posição de um objeto em relação a um eixo. Importante explorar como essa transformação pode ser aplicada em diversas situações, como na construção de prédios, na criação de obras de arte e na programação de jogos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a reflexão. Em seguida, mostre exemplos práticos de reflexão, como a imagem de um objeto refletido em um espelho. Os alunos serão incentivados a participar da discussão e a compartilhar suas próprias experiências com a reflexão.

    Estação 1 - Construindo reflexões

    Nesta estação, os alunos irão construir reflexões utilizando papel, lápis e régua. Forneça um objeto geométrico e um eixo de reflexão, e os alunos deverão desenhar a imagem refletida do objeto em relação ao eixo. Em seguida, os alunos irão trocar de papel e verificar se a imagem refletida está correta.

    Estação 2 - Reflexão em obras de arte

    Nesta estação, os alunos irão analisar obras de arte que utilizam a reflexão como elemento principal. Disponibilize imagens de obras de arte para os alunos identificarem o eixo de reflexão utilizado pelo artista. Em seguida, incentive os alunos a criar sua própria obra de arte utilizando a reflexão como elemento principal.

    Estação 3 - Reflexão em jogos

    Nesta estação, os alunos irão explorar como a reflexão é utilizada em jogos. Forneça jogos que utilizam a reflexão como elemento principal, como o jogo da memória e o jogo de quebra-cabeça. Os alunos irão jogar os jogos e identificar como a reflexão é utilizada em cada um deles.


  2. Etapa 2 - Discussão

    Os grupos irão se reunir para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas conclusões. Incentive a participação de todos os alunos e estimule a troca de ideias. Aproveite para mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  4. Etapa 4 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como a construção de um problema que envolva a reflexão a partir de dados reais selecionados por você.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma revisão do que foi aprendido na aula. Os alunos serão incentivados a compartilhar o que aprenderam em cada estação e a fazer perguntas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de obras de arte utilizando a reflexão como elemento principal.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
  • Criatividade dos alunos na criação de obras de arte utilizando a reflexão como elemento principal.
  • Participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.
  • Engajamento dos alunos na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o que é a reflexão.
  • Fornecer exemplos práticos de reflexão.
  • Dividir a turma em grupos e orientar as atividades em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, principalmente na Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma revisão do que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em cada estação.
  • Identificar o eixo de reflexão em obras de arte.
  • Criar sua própria obra de arte utilizando a reflexão como elemento principal.
  • Jogar jogos que utilizam a reflexão como elemento principal.
  • Compartilhar o que aprenderam em cada estação e fazer perguntas sobre o tema.