Aula sobre Transformacoes Geometricas Reflexao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As transformações geométricas são muito importantes na Matemática e estão presentes em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia, na arte e até mesmo na natureza. A reflexão é uma das transformações mais simples e pode ser encontrada em espelhos, em lagoas e em outras superfícies refletoras. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.

  1. Etapa 1 - Estudo prévio

    Os alunos irão estudar sobre o tema em casa, utilizando materiais disponibilizados por você, como vídeos, textos e exercícios. Eles deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, conforme o que aprenderem durante este estudo.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é a reflexão. Em seguida, mostre exemplos de reflexão no cotidiano dos alunos, como em espelhos e em lagoas. Explique também como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida funciona e como os alunos irão criar o mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula, os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de reflexão, utilizando figuras geométricas e objetos do cotidiano dos alunos. Os alunos irão observar as figuras e identificar as transformações realizadas.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para criar figuras geométricas utilizando a reflexão. Eles deverão desenhar as figuras em papel quadriculado e identificar as transformações realizadas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas figuras e explicar as transformações realizadas. Os demais alunos irão observar e identificar as transformações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância das transformações geométricas na Matemática e em outras áreas. Os alunos irão entregar seus mapas conceituais para avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para incentivar a autonomia e a responsabilidade dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Realização das atividades prévias e qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Identificação correta das transformações realizadas nas figuras criadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Disponibilizar materiais prévios para estudo.
  • Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e na resolução de dúvidas.
  • Apresentar exemplos práticos e auxiliar os alunos na criação das figuras.

Ações do aluno

  • Estudar sobre o tema em casa e criar o mapa conceitual.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar figuras utilizando a reflexão e identificar as transformações realizadas.