Aula sobre Transformacoes Geometricas Reflexao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As transformações geométricas são muito importantes na Matemática e estão presentes em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia, na arte e até mesmo na natureza. A reflexão é uma das transformações mais simples e pode ser encontrada em espelhos, em lagoas e em outras superfícies refletoras. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
Etapa 1 - Estudo prévio
Os alunos irão estudar sobre o tema em casa, utilizando materiais disponibilizados por você, como vídeos, textos e exercícios. Eles deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, conforme o que aprenderem durante este estudo.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é a reflexão. Em seguida, mostre exemplos de reflexão no cotidiano dos alunos, como em espelhos e em lagoas. Explique também como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida funciona e como os alunos irão criar o mapa conceitual.Etapa 3 - Discussão em grupo
Na sala de aula, os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de reflexão, utilizando figuras geométricas e objetos do cotidiano dos alunos. Os alunos irão observar as figuras e identificar as transformações realizadas.Etapa 5 - Atividade em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para criar figuras geométricas utilizando a reflexão. Eles deverão desenhar as figuras em papel quadriculado e identificar as transformações realizadas.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas figuras e explicar as transformações realizadas. Os demais alunos irão observar e identificar as transformações.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância das transformações geométricas na Matemática e em outras áreas. Os alunos irão entregar seus mapas conceituais para avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para incentivar a autonomia e a responsabilidade dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Realização das atividades prévias e qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
- Identificação correta das transformações realizadas nas figuras criadas pelos alunos.
Ações do professor
- Disponibilizar materiais prévios para estudo.
- Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e na resolução de dúvidas.
- Apresentar exemplos práticos e auxiliar os alunos na criação das figuras.
Ações do aluno
- Estudar sobre o tema em casa e criar o mapa conceitual.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Criar figuras utilizando a reflexão e identificar as transformações realizadas.