Aula sobre Transformacoes Geometricas Rotacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As transformações geométricas são um tema importante na Matemática, pois permitem a construção de figuras a partir de outras figuras já conhecidas. A rotação é uma dessas transformações, que consiste em girar uma figura em torno de um ponto fixo. Essa transformação pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como na rotação da Terra em torno do Sol, na rotação das rodas de um carro, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a reconhecer e construir figuras obtidas por rotação, utilizando instrumentos de desenho.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o que é a rotação, mostrando exemplos práticos e didáticos para os alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor como a rotação está presente em seu cotidiano e como eles podem aplicar esse conhecimento em situações reais. É importante fazer o mapa da empatia focado em um exemplo do cotidiano.

  3. Etapa 3 - Construção de figuras por rotação

    Os alunos irão construir figuras por rotação, utilizando instrumentos de desenho. Utilize os exemplos da etapa anterior. Se necessário, traga exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos nessa tarefa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as figuras construídas por rotação, identificando as semelhanças e diferenças entre elas. Auxilie na discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação em situações reais

    Os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido sobre rotação em situações reais, como na construção de objetos ou na resolução de problemas matemáticos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na construção de figuras por rotação e na aplicação do conhecimento em situações reais.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por rotação.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na aplicação do conhecimento em situações reais.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em construir figuras por rotação.
  • Habilidade dos alunos em aplicar o conhecimento em situações reais.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na construção de figuras por rotação.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na construção de figuras por rotação e na aplicação do conhecimento em situações reais.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor como a rotação está presente em seu cotidiano.
  • Construir figuras por rotação, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Participar da discussão em grupo para identificar as semelhanças e diferenças entre as figuras construídas.