Aula sobre Transformacoes Geometricas Rotacao

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A rotação é uma das transformações geométricas mais utilizadas em nosso cotidiano, presente em diversas áreas como a arquitetura, engenharia, design, entre outras. Ela consiste em girar uma figura em torno de um ponto fixo, mantendo a distância entre seus pontos inalterada. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a rotação e como ela pode ser utilizada para construir figuras geométricas. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a rotação. Em seguida, mostre exemplos de objetos que utilizam a rotação em seu design, como rodas de carro, ventiladores, entre outros.

  2. Etapa 2 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão escolher um objeto que utiliza a rotação em seu design. Eles deverão pesquisar sobre o objeto e identificar como a rotação é utilizada em sua construção.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar o objeto escolhido e explicar como a rotação é utilizada em sua construção. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre a utilização da rotação na construção de uma escada caracol. Os alunos deverão identificar como a rotação é utilizada na construção da escada e como ela pode ser aplicada em outras situações.

  5. Etapa 5 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas para coletar informações sobre o problema identificado. Os alunos podem utilizar recursos digitais para realizar as pesquisas, mas também pode ser disponibilizado textos impressos, livros ou outros materiais de apoio.

  6. Etapa 6 - Análise do contexto

    Com base nas informações coletadas, os alunos irão analisar o contexto do problema e identificar as causas e possíveis soluções. Auxilie os alunos na análise do contexto.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Com base na análise do contexto e no levantamento de dados, os grupos irão propor soluções para o problema identificado. Auxilie os alunos na elaboração de propostas viáveis e na apresentação das soluções para a turma.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforçar os conceitos aprendidos sobre a rotação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do trabalho apresentado pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Orientar os alunos durante as atividades práticas.
  • Avaliar a qualidade do trabalho apresentado pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Realizar as atividades práticas com dedicação e atenção.
  • Pesquisar e aprofundar o entendimento do problema levantado.