Aula sobre Transformacoes Geometricas Rotacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As transformações geométricas são muito presentes em nosso cotidiano, desde a simetria de um rosto até a rotação de uma roda de bicicleta. Nesta aula, vamos nos concentrar na rotação, que é uma transformação que gira uma figura em torno de um ponto fixo. Vamos aprender a reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa de gamificação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a rotação. Em seguida, mostre exemplos de objetos que sofrem rotação em nosso cotidiano, como as hélices de um avião ou as rodas de um carro.

  2. Etapa 2 - Jogo de perguntas e respostas

    Divida a turma em grupos e proponha um jogo de perguntas e respostas sobre o tema. Cada grupo irá escolher um representante para responder as perguntas. As perguntas podem ser sobre conceitos básicos de rotação, como o ponto fixo e o ângulo de rotação.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos “nome do Jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? O objetivo do jogo será criar figuras utilizando a rotação como transformação geométrica. Os desafios do jogo podem ser a criação de figuras mais complexas ou a utilização de mais de uma transformação geométrica. Os níveis podem ser divididos de acordo com a complexidade das figuras. O esquema de recompensas pode ser a pontuação obtida pelos alunos ou a criação de um ranking dos melhores jogadores.

  4. Etapa 4 - Criação das figuras

    Os alunos irão utilizar instrumentos de desenho para criar as figuras propostas pelo jogo. Auxilie os alunos na utilização dos instrumentos.

  5. Etapa 5 - Apresentação das figuras

    Cada grupo irá apresentar as figuras criadas para a turma. Avalie a utilização correta da rotação como transformação geométrica e a complexidade das figuras criadas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as figuras criadas e sobre a utilização da rotação como transformação geométrica. Auxilie na discussão e proponha questões para os alunos refletirem sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os conceitos aprendidos sobre a rotação como transformação geométrica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
  • Utilizar a metodologia ativa de gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da rotação como transformação geométrica.
  • Complexidade das figuras criadas.
  • Participação e colaboração dos alunos na criação do mapa de registro e na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar os conceitos básicos.
  • Propor um jogo de perguntas e respostas para estimular a participação dos alunos.
  • Auxiliar os alunos na criação das figuras e na utilização dos instrumentos ou softwares.
  • Avaliar as figuras criadas pelos alunos.
  • Estimular a discussão em grupo e propor questões para reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar do jogo de perguntas e respostas.
  • Criar o mapa de registro para o jogo proposto.
  • Utilizar instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica para criar as figuras propostas.
  • Apresentar as figuras criadas para a turma.
  • Participar da discussão em grupo sobre as figuras criadas e sobre a utilização da rotação como transformação geométrica.