Aula sobre Transformacoes Geometricas Rotacao
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A rotação é uma das transformações geométricas mais utilizadas em nosso cotidiano, desde a rotação de objetos em uma fábrica até a rotação de planetas em torno do sol. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre rotação e como ela pode ser usada para criar figuras geométricas. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é rotação e como ela pode ser usada para criar figuras geométricas. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o conceito.Etapa 2 - Estação 1 - Construção de figuras
Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação. Nesta estação, eles irão construir figuras geométricas utilizando a rotação como transformação. Forneça materiais como papel, lápis e régua para que os alunos possam desenhar as figuras.Etapa 3 - Estação 2 - Desvendando o uso
Na segunda estação, os alunos irão entender qual foi o uso da rotação em figuras geométricas no exemplo fornecido. Traga mais de um exemplo para que os alunos possam olhar para cada um e entender o processo em cada figura.Etapa 4 - Estação 3 - Resolução de problemas
Na terceira estação, os alunos irão resolver problemas que envolvem rotação. Forneça problemas para que os alunos possam aplicar o que aprenderam nas estações anteriores.Etapa 5 - Socialização
Os alunos irão se reunir em um grupo para socializar as atividades realizadas em cada estação. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 6 - Discussão em grupo
Ao final das estações, os alunos irão se reunir em grupo para discutir o que aprenderam e como aplicarão esse conhecimento em situações do cotidiano.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem explorando a rotação como transformação geométrica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em reconhecer e aplicar a rotação como transformação geométrica.
- Qualidade das figuras construídas pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em resolver problemas que envolvem rotação.
Ações do professor
- Explicar claramente os conceitos relacionados à rotação.
- Orientar os alunos durante as atividades nas estações.
- Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades nas estações.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Aplicar o conhecimento adquirido em situações do cotidiano.