Aula sobre Transformacoes Geometricas Rotacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A rotação é uma das transformações geométricas mais utilizadas em nosso cotidiano, desde a rotação de objetos em uma fábrica até a rotação de planetas em torno do sol. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre rotação e como ela pode ser usada para criar figuras geométricas. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é rotação e como ela pode ser usada para criar figuras geométricas. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o conceito.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Construção de figuras

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação. Nesta estação, eles irão construir figuras geométricas utilizando a rotação como transformação. Forneça materiais como papel, lápis e régua para que os alunos possam desenhar as figuras.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Desvendando o uso

    Na segunda estação, os alunos irão entender qual foi o uso da rotação em figuras geométricas no exemplo fornecido. Traga mais de um exemplo para que os alunos possam olhar para cada um e entender o processo em cada figura.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Resolução de problemas

    Na terceira estação, os alunos irão resolver problemas que envolvem rotação. Forneça problemas para que os alunos possam aplicar o que aprenderam nas estações anteriores.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os alunos irão se reunir em um grupo para socializar as atividades realizadas em cada estação. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos irão se reunir em grupo para discutir o que aprenderam e como aplicarão esse conhecimento em situações do cotidiano.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem explorando a rotação como transformação geométrica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em reconhecer e aplicar a rotação como transformação geométrica.
  • Qualidade das figuras construídas pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em resolver problemas que envolvem rotação.

Ações do professor

  • Explicar claramente os conceitos relacionados à rotação.
  • Orientar os alunos durante as atividades nas estações.
  • Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades nas estações.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações do cotidiano.