Aula sobre Transformacoes Geometricas Rotacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As transformações geométricas são um tema importante na Matemática, pois permitem a construção de figuras a partir de outras figuras já conhecidas. A rotação é uma dessas transformações, que consiste em girar uma figura em torno de um ponto fixo. Essa transformação pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como na rotação da Terra em torno do Sol, na rotação das rodas de um carro, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a reconhecer e construir figuras obtidas por rotações, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Vídeo-aula

    Os alunos irão assistir a uma vídeo-aula sobre rotação, que pode ser encontrada em plataformas online (aprendizap) ou criada pelo próprio professor. O vídeo deve apresentar exemplos práticos de rotação e explicar como realizar a transformação em uma figura. É importante que os alunos assistam ao vídeo antes da aula para trazerem um conhecimento prévio para a sala de aula.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Pergunte aos alunos sobre o tema, para entender um pouco sobre seus entendimentos do vídeo visto em casa. Com isso, apresente o tema da aula e explique o que é a rotação. Em seguida, mostre exemplos práticos de rotação, como a rotação de um ponteiro de relógio. Os alunos serão convidados a participar da discussão, compartilhando exemplos de rotação que conhecem.

  3. Etapa 3 - Exercícios em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão realizar exercícios práticos de rotação, utilizando instrumentos como régua, compasso e folhas sulfites. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Discussão sobre resultados

    Organize a etapa para que cada grupo consiga falar sobre suas resoluções e entenderem semelhanças e diferenças.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs e avaliação.

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal.

  6. Etapa 6 - Avaliação pelo template de Dinâmica dos 3 Qs.

    O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e compartilhem suas opiniões sobre o que foi bom, o que foi ruim e o que pode ser melhorado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância da rotação na construção de figuras geométricas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por rotações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia Sala de Aula Invertida.
  • Incentivar a reflexão crítica dos alunos sobre a atividade, por meio da criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por rotações.
  • Participação ativa dos alunos na aula, por meio da criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da apresentação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar os conceitos envolvidos.
  • Mediar a discussão em grupo e tirar dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia Sala de Aula Invertida.

Ações do aluno

  • Assistir à vídeo-aula sobre rotação.
  • Realizar exercícios práticos de rotação em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.