Aula sobre Transformacoes Geometricas Translacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As transformações geométricas são um tema importante na Matemática, pois permitem a construção de figuras a partir de outras figuras já conhecidas. A translação é uma dessas transformações, que consiste em mover uma figura de um lugar para outro, mantendo a mesma forma e tamanho. Essa transformação pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como na movimentação de objetos em uma casa, na construção de edifícios e na criação de jogos digitais. Nesta aula, os alunos irão aprender a reconhecer e construir figuras obtidas por translação, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o que é a translação, utilizando exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar de uma figura que será movida por translação e entender como essa transformação afeta a figura.

  3. Etapa 3 - Construção de figuras por translação

    Os alunos devem utilizar instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica para construir figuras por translação, seguindo suas instruções. Forneça exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Identificação de figuras por translação

    Os alunos devem identificar figuras que foram obtidas por translação, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica. Forneça exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as figuras construídas e identificadas por translação, compartilhando suas experiências e aprendizados.

  6. Etapa 6 - Aplicação em situações cotidianas

    Apresente situações cotidianas em que a translação é utilizada, como na movimentação de móveis em uma casa, na construção de edifícios e na criação de jogos digitais. Os alunos devem discutir em grupo sobre como a translação é aplicada nessas situações.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, levando em consideração a participação nas atividades e o entendimento do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por translação.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na construção de figuras por translação.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema e das instruções fornecidas pelo professor.
  • Habilidade em construir e identificar figuras por translação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.
  • Estimular a participação e a interação dos alunos durante as atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Utilizar instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica para construir e identificar figuras por translação.
  • Colaborar e interagir com os colegas durante as atividades em grupo.