Aula sobre Transformacoes Geometricas Translacao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


As transformações geométricas são muito presentes em nosso cotidiano, desde a simetria de um rosto até a construção de prédios e pontes. A aula se concentra na translação, que é o movimento de um objeto em uma direção específica. Por exemplo, quando um carro se move para frente ou para trás, ele está passando por uma translação. Os estudantes terão a oportunidade de aprender como aplicar esse conceito na construção de figuras geométricas e como isso pode ser útil em diversas áreas, como arquitetura e engenharia. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos devem fazer uma reflexão sobre o que já sabem sobre translação e como isso pode ser aplicado em seu cotidiano. Faça perguntas como: "O que é translação?" e "Onde vocês já viram translação em ação?".

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre o conceito de translação e como ele pode ser aplicado na construção de figuras geométricas. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Exercícios em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber uma folha com figuras geométricas que precisam ser transladadas. Eles devem trabalhar juntos para realizar as translações e desenhar as novas figuras. Circule pela sala para auxiliar os grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar suas figuras e explicar como realizou a translação. Faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos, como: "Por que vocês escolheram essa direção para a translação?" e "Como essa figura pode ser útil em outras áreas?". Avalie os grupos de acordo com os critérios de avaliação.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos devem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em seu cotidiano. Faça perguntas como: "O que vocês aprenderam sobre translação?" e "Como isso pode ser útil em outras áreas?".

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Os alunos podem ser convidados a pesquisar exemplos de translação em seu cotidiano utilizando ferramentas digitais e trazer para a próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação).
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre como as transformações geométricas podem ser aplicadas em diversas áreas.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em realizar as translações corretamente.
  • Participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação dos resultados.
  • Reflexão dos alunos sobre como as transformações geométricas podem ser aplicadas em diversas áreas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Circular pela sala para auxiliar os grupos durante os exercícios.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar as translações corretamente.
  • Refletir sobre como as transformações geométricas podem ser aplicadas em diversas áreas.