Aula sobre Transformacoes Geometricas Translacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As transformações geométricas são muito presentes no cotidiano, desde a simetria de um rosto até a translação de um objeto em um jogo de videogame. A aula se concentra na translação, que é o movimento de um objeto em uma direção específica sem alterar sua forma ou tamanho. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é utilizada metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da translação e explique como ela é aplicada em nosso cotidiano. Em seguida, apresente a metodologia de gamificação e explique como os alunos devem criar um jogo de tabuleiro sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deve receber um kit com materiais para criar o jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos terão 40 minutos para criar o jogo de tabuleiro, que deve conter um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionadas ao tema da translação.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas e ações contidas no jogo.

  5. Etapa 5 - Jogo em grupo

    Os alunos devem jogar em grupo, utilizando os jogos criados pelos colegas. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final do jogo, os alunos devem se reunir em grupo para discutir as transformações geométricas presentes no jogo e como elas foram aplicadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância da translação em nosso cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Habilidade em reconhecer e aplicar as transformações geométricas no jogo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da translação e explicar como ela é aplicada em nosso cotidiano.
  • Apresentar a metodologia de gamificação e explicar como os alunos irão criar um jogo de tabuleiro sobre o tema.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas durante o jogo.

Ações do aluno

  • Criar um jogo de tabuleiro sobre o tema da translação.
  • Participar e colaborar em grupo.
  • Jogar em grupo e discutir as transformações geométricas presentes no jogo.