Aula sobre Transformacoes Geometricas Translacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As transformações geométricas são muito presentes no cotidiano, desde a simetria de um rosto até a construção de prédios e pontes. A aula se concentra na translação, que é o movimento de uma figura sem alterar sua forma ou tamanho. Ela também explora como essa transformação pode ser aplicada em diversas situações, como na construção de padrões e na criação de desenhos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de explorar diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a translação. Em seguida, mostre exemplos práticos de como essa transformação pode ser aplicada em diferentes situações, como na construção de padrões e na criação de desenhos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Construção de padrões

    Os alunos devem ser divididos em grupos e irão para a primeira estação. Nessa estação, eles devem criar padrões utilizando a translação. Forneça folhas de papel quadriculado e lápis de cor para que os alunos possam desenhar e colorir seus padrões.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Desenho de figuras

    Na segunda estação, os alunos irão desenhar figuras utilizando a translação. Forneça folhas de papel quadriculado e lápis de desenho para que os alunos possam criar suas figuras.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Softwares de geometria dinâmica

    Na terceira estação, os alunos irão utilizar softwares de geometria dinâmica para criar figuras utilizando a translação. Forneça computadores com o software instalado e oriente os alunos sobre como utilizar o programa.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as atividades nas estações, os alunos irão se reunir em grupo para discutir o que aprenderam e compartilhar suas criações. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deve apresentar suas criações para a turma. Avalie as apresentações e dê feedbacks aos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce os conceitos aprendidos sobre a translação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de padrões e figuras.
  • Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em reconhecer e aplicar a translação na criação de padrões e figuras.
  • Qualidade das criações dos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar os conceitos relacionados à translação.
  • Orientar os alunos nas atividades em grupo e fornecer feedbacks.
  • Estimular a reflexão e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar padrões e figuras utilizando a translação.
  • Compartilhar suas criações e ideias com os colegas.