Aula sobre Transformacoes Geometricas Translacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As transformações geométricas estão muito presentes em nosso cotidiano, desde a simetria de um rosto até a construção de prédios e pontes. A aula se concentra na translação, que é o movimento de um objeto em uma direção específica. Os estudantes terão a oportunidade de aplicar a translação em figuras geométricas e ver como isso pode ser útil em diversas situações. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a translação. Em seguida, os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Os alunos devem trabalhar em grupos para criar exemplos práticos de translação. Eles podem usar objetos do cotidiano, como uma caneta ou um livro, e desenhar a figura original e a figura transladada. Cada grupo deve apresentar seu exemplo para a turma.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles devem utilizar essa ferramenta para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os sobre como preencher cada campo.

  4. Etapa 4 - Exercícios práticos

    Os alunos devem resolver exercícios práticos sobre translação. Disponibilize uma lista de exercícios e os alunos devem trabalhar em duplas para resolvê-los.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas na atividade e como superá-las. Medie a discussão e ajude os alunos a encontrar soluções.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve revisão sobre o que foi aprendido na aula e como a translação pode ser aplicada em situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de exemplos práticos de translação.
  • Promover a colaboração entre os alunos na resolução de exercícios práticos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em reconhecer e aplicar a translação em figuras geométricas.
  • Participação ativa dos alunos na criação de exemplos práticos e na resolução de exercícios.
  • Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação de exemplos práticos de translação.
  • Disponibilizar uma lista de exercícios práticos para os alunos resolverem em duplas.
  • Mediar a discussão em grupo sobre as dificuldades encontradas na atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação de exemplos práticos de translação.
  • Resolver exercícios práticos em duplas.
  • Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.