Aula sobre Transformacoes Nas Paisagens Naturais E Suas Consequencias

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema "Transformações nas paisagens naturais e suas consequências" é de extrema importância, pois se trata de um assunto que está presente no cotidiano das pessoas. Através da metodologia ativa Cultura Maker, os alunos terão a oportunidade de criar um fanzine. O fanzine é uma publicação independente, que pode ser produzida de forma artesanal, e pretende disseminar ideias e informações. Neste caso, os alunos irão utilizar o fanzine como ferramenta para expressar suas ideias sobre as transformações nas paisagens naturais e suas consequências.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema "Transformações nas paisagens naturais e suas consequências" e explicar como a metodologia Cultura Maker será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um subtema relacionado às transformações nas paisagens naturais, como desmatamento, urbanização, poluição, entre outros. Os alunos podem utilizar livros, revistas, jornais e a internet para realizar a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Cada grupo irá criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o subtema pesquisado. Os alunos podem utilizar materiais como lápis de cor, canetas, tesoura, cola, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu trabalho para a turma, explicando o sub tema pesquisado e as informações contidas no fanzine.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir e refletir em grupo sobre as transformações nas paisagens naturais e suas consequências, levando em consideração as informações apresentadas nos fanzines.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor irá encerrar a aula reforçando os pontos principais abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Incentivar a pesquisa e o uso de diferentes fontes de informação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do fanzine.
  • Qualidade da informação apresentada no fanzine.
  • Habilidade de apresentação e comunicação do subtema pesquisado.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia Cultura Maker.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do fanzine.
  • Estimular a participação e a comunicação entre os alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma responsável e ativa.
  • Trabalhar em grupo e colaborar na criação do fanzine.
  • Apresentar o subtema de forma clara e objetiva.